Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPPC
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Educar para o nunca mais: sequência didática, memória e esquecimento sobre a ditadura militar nos livros didáticos de história (2011-2017) |
Authors: | Jessica Machado de Souza |
First Advisor: | Maria Amalia de Almeida Cunha |
Abstract: | O núcleo central dessa dissertação consiste na análise da percepção dos direitos humanos presente nos livros didáticos atuais, tendo como cenário o período da ditadura militar no Brasil e as violações de direitos humanos cometidas. Deste modo, problematizando a relação entre a educação básica e os direitos humanos, bem como as concepções presentes nos livros didáticos de história, o objetivo mais amplo, porém fundamental neste trabalho é compreender a percepção dos sujeitos acerca das lutas de memória. Considerando que o período em questão foi e, ainda é alvo de disputas de memória, faz-se importante analisar o papel refletido pelos livros didáticos frente a estas disputas, sobretudo em função do ressurgimento de forças conservadoras travestidas em novas demandas da sociedade. Considerando a continuidade destes embates, bem como a necessidade de Educar para o nunca mais elaborou-se uma sequência didática que possibilite a apropriação do conhecimento produzido pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) permitindo o reconhecimento de valores democráticos necessários ao pleno exercício da cidadania |
Abstract: | The core of this dissertation consists in the analysis of the perception of human rights show up in current textbooks, based on the period of the military dictatorship in Brazil and the practices of torture committed. In this way, the main objective, however in this work is to understand the subjects' perception of memory struggles, by problematizing the relation between basic education and human rights, as well as the conceptions present in the history´s textbooks. Considering that the period in question was and continue in the subject of disputes memories, it is important to analyze the role reflected in textbooks in the face of these disputes, especially due to the resurgence of conservative forces transposed into new demands of society. Considering the continuity of these clashes, as well as the need to 'Educate for never again', a didactic sequence was elaborated that allows the appropriation of the knowledge produced by the National Commission of Truth (CNV), allowing the recognition of the democratic values necessary for the full exercise of citizenship |
Subject: | Livros didáticos Direitos humanos Direitos fundamentais Livros didáticos Avaliação Educação Livros didáticos Influências tendenciosas Governo militar Educação História Perseguição política Historia Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4BPPC |
Issue Date: | 22-Feb-2018 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_jessica_machado_martins_final.pdf | 960.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.