Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4SJVX
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Cena contemporânea e novas tecnologias: a construção de uma metodologia de ensino |
Autor(es): | Julio Cesar Viana Saraiva |
primer Tutor: | Lucia Gouvea Pimentel |
primer miembro del tribunal : | Marcos Antonio Alexandre |
Segundo miembro del tribunal: | Rafael Conde de Resende |
Tercer miembro del tribunal: | Christina Gontijo Fornaciari |
Cuarto miembro del tribunal: | Glaucia Maria dos Santos Jorge |
Resumen: | Esta tese apresenta uma reflexão sobre a relação entre o Teatro e as Novas Tecnologias na contemporaneidade, levantando subsídios didático-pedagógicos sobre seu ensino. É defendida uma proposta de metodologia de ensino, onde são apontados e problematizados elementos considerados relevantes para um profícuo processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. Com o intuito de estabelecer a base conceitual de discussão, teorias contemporâneas são problematizadas e contextualizadas a partir de seu local de enunciação, e práticas de ensino são examinadas, enfocando cursos de três universidades: Università di Bologna (IT), Università IUAV di Venezia (IT) e Universidade Federal de Minas Gerais (BR). A construção e a análise de uma proposta metodológica foram feitas no curso Cena Contemporânea e Novas Tecnologias, realizado na Escola de Belas Artes da UFMG. Também são destacados elementos didático-pedagógicos defendidos como relevantes e diferenciais para a realização de um processo de ensino-aprendizagem sobre o tema Teatro e as Novas Tecnologias, na contemporaneidade. |
Abstract: | This thesis presents a reflection on the relation between the Theater and the New Technologies in the contemporaneity, raising didactic-pedagogical subsidies on its teaching. It is defended a proposal of teaching methodology, where elements are highlighted and problematized, considered relevant for a proficient teaching-learning process on the subject. Intending to establish the conceptual basis of discussion, contemporary theories are problematized and contextualized from their place of enunciation, and teaching practices are examined, focusing on courses from three universities: Università di Bologna (IT), Università IUAV di Venezia (IT) and Universidade Federal de Minas Gerais (BR). The construction and analysis of a methodological proposal were made in the Contemporary Scene and New Technologies course, held at the School of Fine Arts of UFMG. Also highlighted are didacticpedagogical elements defended as relevant and differential for the realization of a teachinglearning process on the theme Theater and New Technologies, in the contemporaneity. |
Asunto: | Teatro Estudo e ensino Tecnologia educacional Arte e tecnologia |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4SJVX |
Fecha del documento: | 27-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_doutorado___julio_cesar_viana_saraiva___2018.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.