Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4SJVX
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Cena contemporânea e novas tecnologias: a construção de uma metodologia de ensino
Autor(es): Julio Cesar Viana Saraiva
Primeiro Orientador: Lucia Gouvea Pimentel
Primeiro membro da banca : Marcos Antonio Alexandre
Segundo membro da banca: Rafael Conde de Resende
Terceiro membro da banca: Christina Gontijo Fornaciari
Quarto membro da banca: Glaucia Maria dos Santos Jorge
Resumo: Esta tese apresenta uma reflexão sobre a relação entre o Teatro e as Novas Tecnologias na contemporaneidade, levantando subsídios didático-pedagógicos sobre seu ensino. É defendida uma proposta de metodologia de ensino, onde são apontados e problematizados elementos considerados relevantes para um profícuo processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. Com o intuito de estabelecer a base conceitual de discussão, teorias contemporâneas são problematizadas e contextualizadas a partir de seu local de enunciação, e práticas de ensino são examinadas, enfocando cursos de três universidades: Università di Bologna (IT), Università IUAV di Venezia (IT) e Universidade Federal de Minas Gerais (BR). A construção e a análise de uma proposta metodológica foram feitas no curso Cena Contemporânea e Novas Tecnologias, realizado na Escola de Belas Artes da UFMG. Também são destacados elementos didático-pedagógicos defendidos como relevantes e diferenciais para a realização de um processo de ensino-aprendizagem sobre o tema Teatro e as Novas Tecnologias, na contemporaneidade.
Abstract: This thesis presents a reflection on the relation between the Theater and the New Technologies in the contemporaneity, raising didactic-pedagogical subsidies on its teaching. It is defended a proposal of teaching methodology, where elements are highlighted and problematized, considered relevant for a proficient teaching-learning process on the subject. Intending to establish the conceptual basis of discussion, contemporary theories are problematized and contextualized from their place of enunciation, and teaching practices are examined, focusing on courses from three universities: Università di Bologna (IT), Università IUAV di Venezia (IT) and Universidade Federal de Minas Gerais (BR). The construction and analysis of a methodological proposal were made in the Contemporary Scene and New Technologies course, held at the School of Fine Arts of UFMG. Also highlighted are didacticpedagogical elements defended as relevant and differential for the realization of a teachinglearning process on the theme Theater and New Technologies, in the contemporaneity.
Assunto: Teatro Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Arte e tecnologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4SJVX
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_doutorado___julio_cesar_viana_saraiva___2018.pdf2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.