Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAPP9J
Type: Dissertação de Mestrado
Title: As vivências dos bebês no berçário de uma escola municipal de educação infantil de Belo Horizonte: processos interacionais e a construção de sentidos em suas aproximações
Authors: Viviane Tolentino da Silva
First Advisor: Maria Ines Mafra Goulart
First Referee: Maria Cristina Soares de Gouvea
Second Referee: Sandro Vinicius Sales dos Santos
Abstract: Este trabalho teve como propósito conhecer as vivências constituídas por um grupo de bebês por meio da dinâmica interativa estabelecida com o meio social, no contexto do berçário em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, atentando para o modo como ocorrem tais processos interacionais e a produção de sentidos construídos nas aproximações. Respaldou-se no arcabouço teórico de Vigotski e seus colaboradores, na perspectiva da teoria da Psicologia Histórico-Cultural e do conceito de vivência (perejivánie) (Vigotski, 1931/ 1996; 1933-1934/ 2010) para compreender a constituição da criança enquanto sujeito sócio-histórico-cultural e a formação humana. No sentido de buscar indicativos de respostas para o objetivo central, foi realizada uma pesquisa com uma perspectiva etnográfica, em um grupo de 13 bebês, com idades entre 10 meses a 1 ano e 2 meses, durante seis meses, visando o conhecimento do cotidiano do berçário, as vivências e relações estabelecidas pelas crianças neste contexto. Os dados foram obtidos por meio de registros fílmicos, fotográficos, anotações no diário de campo e entrevistas semiestruturadas com os adultos. Disso resultou um compêndio de ações sociais dos bebês, que revelou suas formas de interagir ao estabelecer suas relações no espaço educacional e as significações tecidas nestes encontros. Para a análise, realizou-se uma interface entre os dados produzidos e o quadro teórico delimitado. As interpretações apontam para a potência do espaço do berçário, ao promover as relações das crianças em diversos momentos durante a rotina, realizadas por meios das expressões verbais e não verbais e ao propiciar a constituição das vivências pelos pequenos. Como resultados, constatou-se a dinâmica da unidade {pessoa | meio sócio-cultural}, constituída em um jogo dialético no qual o ambiente coletivo se transforma na medida em que os bebês se desenvolvem e todos os participantes daquele espaço também se transformam. Evidenciou-se, ainda, o processo de desenvolvimento de um dos bebês: Ícaro, daquele que precisa de um cuidado mais atento para aquele que cuida. Conclui-se, enfatizando as implicações do conhecimento produzido sobre as vivências para a formação dos profissionais neste espaço coletivo de cuidados e educação. Nesse sentido, a pesquisa traz subsídios para a prática pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade no atendimento aos bebês em instituições educativas
Abstract: This report describes the experiences constituted by a group of babies through the interactive dynamic established with the social environment, in the context of the nursery in a Municipal School of Infantile Education in Belo Horizonte, considering the way these interactional processes occur and the production of senses built in approximations. It was supported by the theoretical framework of Vygotsky and his collaborators, in the perspective of the theory of Historical-Cultural Psychology and the concept of experience (perezhivanie) (Vigotski, 1931/1996, 1933-1934 / 2010) to understand the children constitution as subject socio-historical-cultural and human formation. In order to find indicative responses to the central objective, a research with an ethnographic perspective was carried out in a group of 13 babies, aged 10 months to 1 year and 2 months, for six months, aiming at the daily nursery, the experiences and relationships established by children in this context. Data were obtained through filmed registrations, photographic records, field diary annotations and semi-structured interviews with adults. This resulted in a compendium of social actions of the babies, which revealed their ways of interacting when establishing their relationships in the educational space and the meanings woven in these encounters. For the analysis, an interface was made between the produced data and the delimited theoretical framework. Interpretations point to the potency of the nursery space, by promoting children's relationships at various times during the routine, by means of verbal and non-verbal expressions and by providing the experiences of the little ones. As results, we verified the dynamics of the unit {person | socio-cultural milieu}, constituted in a dialectical game in which the collective environment is transformed as the babies develop and all the participants of that environment also transform themselves. The development process of one of the babies was also evidenced: Icarus, of the one who needs more careful care for the one who cares. It concludes by emphasizing the implications of the knowledge produced on the experiences for the training of professionals in this collective environment of care and education. In this sense, the research brings subsidies to the pedagogical practice, contributing to the development of quality in the babies care in educational institutions
Subject: Educação pre-escolar
Psicologia da primeira infância
Lactantes Desenvolvimento
Psicologia infantil
Educação
Psicologia educacional
Professores de educação pré-escolar Formação
Educação de crianças
Lactantes Educação
Berçários
Crianças Desenvolvimento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAPP9J
Issue Date: 17-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_viviane_tolentino_da_silva.pdf5.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.