Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | O Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica |
Authors: | Plinio Cavalcanti Moreira |
First Advisor: | Maria Manuela Martins Soares David |
First Referee: | Dário Fiorentini |
Second Referee: | Vicente Garnica |
Third Referee: | Marcio Gomes Soares |
metadata.dc.contributor.referee4: | Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
metadata.dc.contributor.referee5: | Arnaldo de Moura Vaz da Silva |
Abstract: | Neste trabalho examinamos o processo de formação no curso de licenciatura em matemática, analisando as relações entre os conhecimentos matemáticos veiculados nesse processo e as questões que se colocam na prática docente escolar. O curso de licenciatura tomado como referência na pesquisa foi o diurno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estudo restringiu-se ao tema Números. As fontes e os instrumentos foram: questionários e entrevistas, documentos do curso de licenciatura da UFMG, livros didáticos escolares, textos utilizados como referências básicas nas disciplinas do curso, a literatura de pesquisa em educação matemática. Partindo de uma perspectiva teórica em que se distingue a matemática escolar da matemática científica ou acadêmica, descrevemos o conhecimento sobre os números veiculado no curso e o confrontamos com as questões que a literatura de pesquisa indica como envolvidas na prática do professor de matemática da escola básica. As análises dos dados convergem para a conclusão geral de que o conhecimento matemático é trabalhado no processo de formação a partir da perspectiva e dos valores da matemática acadêmica, ignorando-se importantes questões escolares que não se ajustam a essa perspectiva e a esses valores. A implicação imediata do trabalho para o processo de formação de professores refere-se à necessidade de um redimensionamento da formação matemática de modo a equacionar adequadamente os papéis da matemática escolar e da matemática científica nesse processo. |
Subject: | Matematica Estudo e ensino Prática pedagógica Numeros reais Professor Formação profissional Números racionais Escolas Numeros naturais |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH |
Issue Date: | 21-Oct-2004 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2000000078.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.