Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/EABA-98VHFE
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Sistemas de numeração: jogos e aplicações |
Autor(es): | Vera Lucia Fernandes de Souza |
Primeiro Orientador: | Alberto Berly Sarmiento Vera |
Primeiro membro da banca : | Carmen Rosa Giraldo Vergara |
Segundo membro da banca: | Jorge Sabatucci |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma relação entre os sistemas de numeração posicionais decimais e aqueles sistemas de bases não decimais. Essa relação se constitui a partir das referências sobre a escrita dos numerais e ao modo de realizar as operações básicas, apontando as comparações que permitem visualizar que os princípios de construção desses sistemas numéricos possuem semelhanças entre si. Para isto, primeiramente, fizemos um apanhado histórico a respeito da construção dos sistemas de numeração em várias civilizações para que pudéssemos entender a origem destes sistemas e perceber o porquê da prevalência do nosso sistema de numeração decimal. Fizemos um estudo comparativo entre os sistemas de numeração posicionais de bases quaisquer e o decimal. Com o objetivo de explorar este conhecimento em sala e para facilitar a compreensão dos sistemas numéricos pelos alunos, incluímos jogos, atividades e desafios que podem ser solucionadas aplicando conhecimentos sobre os sistemas de numeração e possibilitando aos discentes um aprendizado mais efetivo. |
Abstract: | This paper presents a relation between the decimal positional numbering systems and those not decimal bases systems. This relation is based on the references on the numerals writing and the way to perform basic operations, pointing out the comparisons that permit you see that the principles of construction of these numerical systems have similarities with each other. For this, firstly, we made a historical overview about the construction of the numbering systems in various civilizations for us to understand the origin of these systems and realize why the prevalence of our decimal system. We made a comparative study of the positional number systems of any bases and decimal. In order to explore this knowledge in the classroom and to facilitate understanding of the number system by students, we included games, activities and challenges that can be solved by applying knowledge of the numbering systems and enabling students to effective learning. |
Assunto: | Matemática |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EABA-98VHFE |
Data do documento: | 20-Jun-2013 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Matemática Para Professores |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_de_conclus_o_de_curso.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.