Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9H7HS3
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Geometria fractal na educação básica
Autor(es): Graciele de Cassia Oliveira
Primeiro Orientador: Carmen Rosa Giraldo Vergara
Primeiro membro da banca : Paulo Antonio Fonseca Machado
Segundo membro da banca: Alberto Berly Sarmiento Vera
Resumo: Este trabalho teve como objetivo o estudo da Geometria Fractal na educação básica, citando a importância de trabalhar com conhecimentos atuais nas aulas de matemática de maneira inovadora. De modo geral, o ensino de Matemática segue sempre a mesma rotina. Com o intuito de mostrar que é possível fugir do tradicionalismo, é importante que o professor apresente conteúdos ligados ao contexto doaluno. A ideia de estudar essa geometria se deve ao fato dela ser mais precisa para descrever as formas presentes na natureza, numa couve-flor, samambaia, nuvem e etc, já a Geometria Euclidiana apenas as formas geométricas, levando o aluno a perceber a sua relação com os elementos do cotidiano, fazendo conexões com a Matemática e o mundo da Natureza, explorando-a por caminhos não-analíticos. Diantedisso foram propostas diversas atividades desenvolvidas em sala de aula, para que alguns desses conceitos sejam compreendidos.
Abstract: This work aimed to study the fractal geometry in basic education, citing the importance of working with current knowledge in mathematics lessons in innovative ways. Overall, the teaching of mathematics always follows the same routine. In order to show that it is possible to escape from traditionalism, it is important that the teacher presents content related to the context of the student. The idea of studying this geometry is due to the fact that it is more accurate to describe shapes found in nature, a cauliower, fern, sky etc., now only the Euclidean geometric shapes,leading the student to realize his relationship with the elements of everyday life, making connections with mathematics and the world of Nature, by exploiting the non-analytic paths. Therefore proposals were many activities in the classroom, so that some of these concepts are understood.
Assunto: Matemática Ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9H7HS3
Data do documento: 13-Mar-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Matemática Para Professores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monograciele__1_.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.