Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/EABA-9H7HS3
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carmen Rosa Giraldo Vergara | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Antonio Fonseca Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alberto Berly Sarmiento Vera | pt_BR |
dc.creator | Graciele de Cassia Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T14:48:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T14:48:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-13 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/EABA-9H7HS3 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to study the fractal geometry in basic education, citing the importance of working with current knowledge in mathematics lessons in innovative ways. Overall, the teaching of mathematics always follows the same routine. In order to show that it is possible to escape from traditionalism, it is important that the teacher presents content related to the context of the student. The idea of studying this geometry is due to the fact that it is more accurate to describe shapes found in nature, a cauliower, fern, sky etc., now only the Euclidean geometric shapes,leading the student to realize his relationship with the elements of everyday life, making connections with mathematics and the world of Nature, by exploiting the non-analytic paths. Therefore proposals were many activities in the classroom, so that some of these concepts are understood. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo o estudo da Geometria Fractal na educação básica, citando a importância de trabalhar com conhecimentos atuais nas aulas de matemática de maneira inovadora. De modo geral, o ensino de Matemática segue sempre a mesma rotina. Com o intuito de mostrar que é possível fugir do tradicionalismo, é importante que o professor apresente conteúdos ligados ao contexto doaluno. A ideia de estudar essa geometria se deve ao fato dela ser mais precisa para descrever as formas presentes na natureza, numa couve-flor, samambaia, nuvem e etc, já a Geometria Euclidiana apenas as formas geométricas, levando o aluno a perceber a sua relação com os elementos do cotidiano, fazendo conexões com a Matemática e o mundo da Natureza, explorando-a por caminhos não-analíticos. Diantedisso foram propostas diversas atividades desenvolvidas em sala de aula, para que alguns desses conceitos sejam compreendidos. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria Fractal | pt_BR |
dc.subject | Ensino da geometria | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática Ensino | pt_BR |
dc.title | Geometria fractal na educação básica | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Matemática Para Professores |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monograciele__1_.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.