Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-9H7HS3
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carmen Rosa Giraldo Vergarapt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Antonio Fonseca Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Alberto Berly Sarmiento Verapt_BR
dc.creatorGraciele de Cassia Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T14:48:51Z-
dc.date.available2019-08-09T14:48:51Z-
dc.date.issued2014-03-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EABA-9H7HS3-
dc.description.abstractThis work aimed to study the fractal geometry in basic education, citing the importance of working with current knowledge in mathematics lessons in innovative ways. Overall, the teaching of mathematics always follows the same routine. In order to show that it is possible to escape from traditionalism, it is important that the teacher presents content related to the context of the student. The idea of studying this geometry is due to the fact that it is more accurate to describe shapes found in nature, a cauliower, fern, sky etc., now only the Euclidean geometric shapes,leading the student to realize his relationship with the elements of everyday life, making connections with mathematics and the world of Nature, by exploiting the non-analytic paths. Therefore proposals were many activities in the classroom, so that some of these concepts are understood.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo o estudo da Geometria Fractal na educação básica, citando a importância de trabalhar com conhecimentos atuais nas aulas de matemática de maneira inovadora. De modo geral, o ensino de Matemática segue sempre a mesma rotina. Com o intuito de mostrar que é possível fugir do tradicionalismo, é importante que o professor apresente conteúdos ligados ao contexto doaluno. A ideia de estudar essa geometria se deve ao fato dela ser mais precisa para descrever as formas presentes na natureza, numa couve-flor, samambaia, nuvem e etc, já a Geometria Euclidiana apenas as formas geométricas, levando o aluno a perceber a sua relação com os elementos do cotidiano, fazendo conexões com a Matemática e o mundo da Natureza, explorando-a por caminhos não-analíticos. Diantedisso foram propostas diversas atividades desenvolvidas em sala de aula, para que alguns desses conceitos sejam compreendidos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria Fractalpt_BR
dc.subjectEnsino da geometriapt_BR
dc.subject.otherMatemática Ensinopt_BR
dc.titleGeometria fractal na educação básicapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Matemática Para Professores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monograciele__1_.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.