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http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5MZK
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Congos de milagres: música, movimento e corporeidade em devoção à Nossa Senhora do Rosário |
Autor(es): | Raimundo Nonato Cordeiro |
Primeiro Orientador: | Maurilio Andrade Rocha |
Primeiro membro da banca : | Davi de Oliveira Pinto |
Segundo membro da banca: | Mariana de Lima e Muniz |
Terceiro membro da banca: | Marcos Antonio Alexandre |
Quarto membro da banca: | Raimundo Oswald Cavalcante Barroso |
Resumo: | Este trabalho busca produzir uma reflexão acerca dos Congos de Milagres, um folguedo do Cariri cearense realizado como forma de devoção à Nossa Senhora do Rosário. A pesquisa tem como principal objetivo analisar a performance dos brincantes para interpretar como música, movimento e corporeidade interagem dando forma à manifestação expressiva por meio da qual cumprem sua devoção. O método etnográfico foi o modelo de investigação adotado, sendo o trabalho de campo o instrumento predominante na coleta de dados. A fundamentação teórica foi buscada na etnocenologia, de onde foram empregados conceitos como espetacularidade e corpo pensante, pressupostos metodológicos, aplicáveis ao estudo da organização da ação e do espaço em função do olhar do outro, mediado por um corpo que produz e interpreta significados. Com base em indicações autóctones, é mostrado como se desenvolvem os passos da dança, proposta uma estruturação da performance, indicado como as experiências corporais são determinantes para a aquisição da habilidade de realizar a dança e evidenciada a motivação devocional que mantém viva a manifestação. |
Abstract: | This work intends to produce a reflection on the Congos de Milagres, a celebration from Ceará Cariri performed as a form of devotion to Our Lady of Rosary. The objective of this research is to analyze the performance of players to interpret music, motion and body interaction as a meaning of expressing their complete devotion. Ethnography was the model used for the research, being the fieldwork the predominant instrument for the data collection. The theoretical basis was the ethnoscenology, where concepts such as spectacularity and thinking body, methodological assumptions applicable to the study of the organization of action and space depending on the look of the other person mediated by a body that produces and interprets meanings were employed. Based on indications native, was shown how to the dance steps are developed, was presented a proposed structuring of performance, was indicated how bodily experiences are crucial to the acquisition of the ability to perform the dance and exhibited the devotional motivation that keeps alive the manifestation. |
Assunto: | Danças folclóricas brasileiras Performance (Arte) Congadas Expressão corporal Folguedos folclóricos Cariri (CE) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q5MZK |
Data do documento: | 27-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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