Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4NFVR
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Corpo-território: um testemunho poético sobre o corpo-criança, a partir do contato com objetos e materiais expressivos, no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil
Authors: Juliana Mendonça de Castro Palhares
First Advisor: Ana Cristina Carvalho Pereira
First Referee: Rosvita Kolb Bernardes
Second Referee: Lucia Gouvea Pimentel
Abstract: Corpo-Território é um relato observacional sobre o desenvolvimento expressivo da criança durante a primeira infância (de 1 a 3 anos). A observação dos corpos-criança durante as aulas de Artes Visuais na Escola da Serra traz o olhar da artista-professora e sua percepção sobre as experiências e descobertas das crianças ao serem tocadas pela vivência estética. A pesquisa do corpo e da criança se estrutura na obra do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, baseando-se no olhar fenomenológico sobre a infância junto com o entendimento do corpo como espaço de construção de significados e saberes. O exercício da pesquisa se faz no olhar e na narrativa sobre os corpos polimorfos da infância e suas metamorfoses ao entrar em contato com materiais expressivos.
Abstract: Body-territory is an observational report on childrens expressive development during early childhood (from 1 to 3 years old). Observation of bodies-child during Visual Arts classes at Escola da Serra brings the artist-teachers gaze and her perception on childrens experiences and discoveries, as they are touched by the aesthetic experience. The research exercise takes place on the gaze and on the narrative about the childhood polymorphic bodies and their metamorphoses: body-drawing, body-fire, body-parchment. The study of body and children is structured on the works of French philosopher Maurice Merleau-Ponty, based on a phenomenological gaze on childhood, along with the understanding of the body as the space for constructing meaning and knowledge.
Subject: Linguagem corporal
Arte e educação
Educação de crianças
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4NFVR
Issue Date: 26-Jun-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_entrega_final.pdf9.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.