Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4RMT7
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A constituição do herói no cinema brasileiro contemporâneo
Autor(es): Adriano Medeiros da Rocha
primer Tutor: Ana Lucia Menezes de Andrade
primer miembro del tribunal : Leonardo Antunes Cunha
Segundo miembro del tribunal: Mariana Mól Gonçalves
Tercer miembro del tribunal: Elisa Maria Amorim Vieira
Cuarto miembro del tribunal: Maurício Silva Gino
Resumen: Esta investigação busca evidenciar que elementos simbólicos estão sendo utilizados para a constituição do mito do herói no cinema brasileiro contemporâneo e de que maneira tais elementos estão sendo orquestrados. Para isso, foi necessária a delimitação do conceito de herói e identificação de seus propósitos dramáticos principais. A aproximação deste objeto com o cinema brasileiro se deu a partir da percepção de alguns aspectos fundamentais da identidade cultural deste país e seu povo. Em relação à delimitação temporal, optou-se por trabalhar com um recorte iniciado a partir do período de Retomada do Cinema Brasileiro, na década de 1990, prosseguindo até os dias atuais. Estabelecendo o mesmo recorte, buscou-se também evidenciar o referido período e as principais características das produções cinematográficas produzidas. Continuando este caminho, também foram propostos estudos de caso, selecionando-se três filmes brasileiros de longa-metragem (Lamarca 1994; Central do Brasil 1998; e Tropa de Elite 2 - 2010) para o desenvolvimento de aprofundadas análises fílmicas que tiveram como base um olhar minucioso sobre as estruturas e estratégias narrativas utilizadas e o perfil construtor dos heróis protagonistas.
Abstract: This research seeks to show that symbolic elements are being used for constituting the hero myth in contemporary Brazilian cinema and how these elements are being orchestrated. For this, the definition of the concept of hero and identification of its main dramatic purposes was necessary. The approach of this object with the Brazilian cinema took place from the perception of some fundamental aspects of the cultural identity of this country and its people. Regarding the temporal boundaries, we chose to work with a cut started from the Brazilian Cinema Resume period, in the 1990s, continuing to the present day. Establishing the same cut, also sought to demonstrate that period and the main characteristics of the produced film productions. Continuing this way, it also have been proposed case studies, selecting three brazilian movies full-length (Lamarca - 1994; Central Station - 1998, and Tropa de Elite 2 - 2010) for the development of in-depth filmic analysis which had as a base a thorough look at the structures and narrative strategies used and the builder profile of the protagonists heroes.
Asunto: Mito no cinema
Cinema brasileiro Séc XX-XXI
Critica cinematografica
Heróis
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4RMT7
Fecha del documento: 25-sep-2015
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
teseadrianomedeirosrochafinal_mesmo_novembro_2015.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.