Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4RMT7
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ana Lucia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee1Leonardo Antunes Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Mariana Mól Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee3Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee4Maurício Silva Ginopt_BR
dc.creatorAdriano Medeiros da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:55:44Z-
dc.date.available2019-08-10T15:55:44Z-
dc.date.issued2015-09-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4RMT7-
dc.description.abstractThis research seeks to show that symbolic elements are being used for constituting the hero myth in contemporary Brazilian cinema and how these elements are being orchestrated. For this, the definition of the concept of hero and identification of its main dramatic purposes was necessary. The approach of this object with the Brazilian cinema took place from the perception of some fundamental aspects of the cultural identity of this country and its people. Regarding the temporal boundaries, we chose to work with a cut started from the Brazilian Cinema Resume period, in the 1990s, continuing to the present day. Establishing the same cut, also sought to demonstrate that period and the main characteristics of the produced film productions. Continuing this way, it also have been proposed case studies, selecting three brazilian movies full-length (Lamarca - 1994; Central Station - 1998, and Tropa de Elite 2 - 2010) for the development of in-depth filmic analysis which had as a base a thorough look at the structures and narrative strategies used and the builder profile of the protagonists heroes.pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação busca evidenciar que elementos simbólicos estão sendo utilizados para a constituição do mito do herói no cinema brasileiro contemporâneo e de que maneira tais elementos estão sendo orquestrados. Para isso, foi necessária a delimitação do conceito de herói e identificação de seus propósitos dramáticos principais. A aproximação deste objeto com o cinema brasileiro se deu a partir da percepção de alguns aspectos fundamentais da identidade cultural deste país e seu povo. Em relação à delimitação temporal, optou-se por trabalhar com um recorte iniciado a partir do período de Retomada do Cinema Brasileiro, na década de 1990, prosseguindo até os dias atuais. Estabelecendo o mesmo recorte, buscou-se também evidenciar o referido período e as principais características das produções cinematográficas produzidas. Continuando este caminho, também foram propostos estudos de caso, selecionando-se três filmes brasileiros de longa-metragem (Lamarca 1994; Central do Brasil 1998; e Tropa de Elite 2 - 2010) para o desenvolvimento de aprofundadas análises fílmicas que tiveram como base um olhar minucioso sobre as estruturas e estratégias narrativas utilizadas e o perfil construtor dos heróis protagonistas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectRetomadapt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectHeróipt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.otherMito no cinemapt_BR
dc.subject.otherCinema brasileiro Séc XX-XXIpt_BR
dc.subject.otherCritica cinematograficapt_BR
dc.subject.otherHeróispt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.titleA constituição do herói no cinema brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
teseadrianomedeirosrochafinal_mesmo_novembro_2015.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.