Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4RMT7
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A constituição do herói no cinema brasileiro contemporâneo |
Autor(es): | Adriano Medeiros da Rocha |
Primeiro Orientador: | Ana Lucia Menezes de Andrade |
Primeiro membro da banca : | Leonardo Antunes Cunha |
Segundo membro da banca: | Mariana Mól Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Elisa Maria Amorim Vieira |
Quarto membro da banca: | Maurício Silva Gino |
Resumo: | Esta investigação busca evidenciar que elementos simbólicos estão sendo utilizados para a constituição do mito do herói no cinema brasileiro contemporâneo e de que maneira tais elementos estão sendo orquestrados. Para isso, foi necessária a delimitação do conceito de herói e identificação de seus propósitos dramáticos principais. A aproximação deste objeto com o cinema brasileiro se deu a partir da percepção de alguns aspectos fundamentais da identidade cultural deste país e seu povo. Em relação à delimitação temporal, optou-se por trabalhar com um recorte iniciado a partir do período de Retomada do Cinema Brasileiro, na década de 1990, prosseguindo até os dias atuais. Estabelecendo o mesmo recorte, buscou-se também evidenciar o referido período e as principais características das produções cinematográficas produzidas. Continuando este caminho, também foram propostos estudos de caso, selecionando-se três filmes brasileiros de longa-metragem (Lamarca 1994; Central do Brasil 1998; e Tropa de Elite 2 - 2010) para o desenvolvimento de aprofundadas análises fílmicas que tiveram como base um olhar minucioso sobre as estruturas e estratégias narrativas utilizadas e o perfil construtor dos heróis protagonistas. |
Abstract: | This research seeks to show that symbolic elements are being used for constituting the hero myth in contemporary Brazilian cinema and how these elements are being orchestrated. For this, the definition of the concept of hero and identification of its main dramatic purposes was necessary. The approach of this object with the Brazilian cinema took place from the perception of some fundamental aspects of the cultural identity of this country and its people. Regarding the temporal boundaries, we chose to work with a cut started from the Brazilian Cinema Resume period, in the 1990s, continuing to the present day. Establishing the same cut, also sought to demonstrate that period and the main characteristics of the produced film productions. Continuing this way, it also have been proposed case studies, selecting three brazilian movies full-length (Lamarca - 1994; Central Station - 1998, and Tropa de Elite 2 - 2010) for the development of in-depth filmic analysis which had as a base a thorough look at the structures and narrative strategies used and the builder profile of the protagonists heroes. |
Assunto: | Mito no cinema Cinema brasileiro Séc XX-XXI Critica cinematografica Heróis Cinema |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A4RMT7 |
Data do documento: | 25-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
teseadrianomedeirosrochafinal_mesmo_novembro_2015.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.