Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A83NXK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A poética do tempo nas instantâneas de Andrei Tarkóvski
Authors: Miriam Chiara Oliveira dos Santos
First Advisor: Maria do Ceu Diel de Oliveira
First Referee: Marcelo Kraiser
Second Referee: Marco Antonio Farias Scarassatti
Abstract: A presente dissertação investiga as formas de aparição do tempo nas imagens de Andrei Tarkóvski, sobretudo suas polaroides feitas entre 1979 e 1984. Nelas, experimenta-se o tempo a partir de uma imagem fixa ou, de acordo com Platão, como imagem móvel da eternidade. Considera-se que o fenômeno temporal esteja presente no poder de ressonância destas fotografias, pois reacendem, como uma lembrança esmaecida, as recordações do observador. São imagens agentes, segundo a definição de Cícero, que evocam não só os seres e lugaresque apresentam como a atmosfera que os circunda. O tempo condensado na imagem e seu movimento aparente serão discutidos em diálogo com a obra de outros artistas, já os elementosconstitutivos do tempo memória, instante e eternidade serão pensados à luz de filósofos como Platão, Plotino, Santo Agostinho e o próprio artista. O aspecto espiritual na arte tangencia todo o pensamento de Tarkóvski sobre o tempo. Tratar-se-á, por fim, da noção de Ekphrasis - sua relação com a imagem da ausência - e a maneira com que o artista relacionou a falta de plenitude do homem com o esvaziamento de sua experiência com o tempo.
Abstract: The following dissertation investigates the forms of time as they appear in Andrei Tarkovsky's photographs, and especially in his Polaroid snapshots made between 1979 and 1984. In them, one experiences time from a still image or, according to Plato, as mobile images of eternity. It is considered here that the temporal phenomenon is present in their power of resonance because it reawakens the observer's memories as a faint reminder. They are images agents, as defined by Cicero, they evoke not only beings and places but the atmosphere that surrounds them. The condensed time on the image and its apparent motion will be discussed in dialogue with the work of other artists. Time's constituent elements - memory, eternity, instant - will be explored in the light of philosophers such as Plato, Plotinus, Sant Augustine and the artist himself. Art's spiritual aspect touch all of Tarkovsky's thought about time. Finally, we-ll aproach the notion of Ekphrasis its relationship with the image of absence and the way in which the artist linked the lack of plenitude of man with the emptying of his experience of time.
Subject: Imagem (Filosofia)
Tarkovski, Andrei , 1932-1986
Tempo na arte
Percepção visual do movimento
Fotografia
Arte Filosofia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-A83NXK
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_miriam_chiara__14.03.16_.pdf47.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.