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http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke |
Autor(es): | Ursula de Almeida Rosele |
primer Tutor: | Ana Lucia Menezes de Andrade |
primer miembro del tribunal : | Nisio Antonio Teixeira Ferreira |
Segundo miembro del tribunal: | Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior |
Tercer miembro del tribunal: | Érika Savernini Lopes |
Cuarto miembro del tribunal: | José Ricardo da Costa Miranda Junior |
Resumen: | Esta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano. |
Abstract: | This thesis investigates Benny´s Video (1992), Funny Games (1997) and Hidden (Caché, 2005), three films from the austrian-german movie diretor Michael Haneke, regarding what we named image detour. The term was used as reference to manipulative videografic resources, like rewinding, fast-forwarding and pausing these movies´ images, by it´s characters. Those reflexive devices are employed with different purposes, and in diverse circumstances, and reveal fundamental aspects from Haneke´s work. From strategies of identification and distance, the director constructs a rigid and controlling cinema, which problematizes the artifices of cinematographic representation, which unfolds its acid criticism to the postmodern society and Hollywood mainstream cinema. |
Asunto: | Haneke, Michael Diretores e produtores de cinema Cinema |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE |
Fecha del documento: | 21-oct-2017 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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