Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desvios na imagem - acerca de um cinema sobre o controle: um estudo dos filmes O vídeo de Benny, Violência gratuita e Caché, de Michael Haneke
Autor(es): Ursula de Almeida Rosele
Primeiro Orientador: Ana Lucia Menezes de Andrade
Primeiro membro da banca : Nisio Antonio Teixeira Ferreira
Segundo membro da banca: Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Junior
Terceiro membro da banca: Érika Savernini Lopes
Quarto membro da banca: José Ricardo da Costa Miranda Junior
Resumo: Esta tese coteja O Vídeo de Benny (Benny´s Video, 1992), Violência Gratuita (Funny Games, 1997) e Caché (2005), três filmes do diretor austríaco-alemão Michael Haneke, a partir do que se denominou desvios na imagem. O termo foi utilizado como referência a recursos videográficos de manipulação, tais como rebobinar, acelerar e pausar as imagens desses filmes, pelos seus personagens. Esses mecanismos reflexivos são empregados com diferentes fins, e em circunstâncias diversas, revelando aspectos fundamentais da obra de Haneke. A partir de estratégias de identificação e distanciamento, o diretor constrói um cinema rígido e controlador que problematiza os artifícios da representação cinematográfica, dando a ver sua ácida crítica à sociedade pós-moderna e ao cinema mainstream hollywoodiano.
Abstract: This thesis investigates Benny´s Video (1992), Funny Games (1997) and Hidden (Caché, 2005), three films from the austrian-german movie diretor Michael Haneke, regarding what we named image detour. The term was used as reference to manipulative videografic resources, like rewinding, fast-forwarding and pausing these movies´ images, by it´s characters. Those reflexive devices are employed with different purposes, and in diverse circumstances, and reveal fundamental aspects from Haneke´s work. From strategies of identification and distance, the director constructs a rigid and controlling cinema, which problematizes the artifices of cinematographic representation, which unfolds its acid criticism to the postmodern society and Hollywood mainstream cinema.
Assunto: Haneke, Michael
Diretores e produtores de cinema
Cinema
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-B8HHHE
Data do documento: 21-Out-2017
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