Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7GDG26
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sonia Maria de Melo Queiroz | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Zilda Ferreira Cury | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Yeda Antonita Pessoa de Castro | pt_BR |
dc.creator | Neide Aparecida de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:05:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:05:09Z | - |
dc.date.issued | 2008-07-08 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7GDG26 | - |
dc.description.resumo | A partir da leitura comparada de cantos brasileiros e contos e romances africanos escritos em língua portuguesa, propõe-se uma poética da voz africana, fundada nas relações entre experiência, voz, oralidade, hibridismo lingüístico e tradução. A África está representada pela obra dos escritores Luandino Vieira e Mia Couto, de Angola e de Moçambique, respectivamente, e o Brasil, pelos vissungos - cantos afro-brasileiros registrados pelos pesquisadores Aires da Mata Machado Filho e Lúcia Nascimento, em Minas Gerais, nos povoados de Quartel do Indaiá e São João da Chapada, município de Diamantina, e Milho Verde e Ausente, município do Serro. As teorias utilizadas inscrevem-se nos campos dos estudos da voz e da oralidade, priorizando-se textos de Paul Zumthor e Henri Meschonnic, e ainda o conceito de experiência elaborado por Walter Benjamin, e da tradução, com destaque para o conceito de transcriação, elaborado por Haroldo de Campos. Os estudos lingüísticos, no que se refere às línguas africanas do grupo banto, e as recolhas de literatura oral nos três países também foram relevantes para a pesquisa. Os textos africanos e brasileiros são analisados sob uma perspectiva comparativa, identificando-se neles alguns índices de oralidade que permitem afirmar um fazer poético ligado à visão de mundo banto e ressaltam a articulação entre a experiência, a oralidade e a voz. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Luandino Vieira | pt_BR |
dc.subject | Mia Couto | pt_BR |
dc.subject | Vissungos | pt_BR |
dc.subject.other | Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação oral | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura africana (Português) História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Transcriação | pt_BR |
dc.subject.other | Hibridismo | pt_BR |
dc.subject.other | Escritores africanos (Português) Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Vieira, Jose Luandino, 1935- Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Cantos escravos | pt_BR |
dc.subject.other | Relações culturais | pt_BR |
dc.subject.other | Tradição oral | pt_BR |
dc.subject.other | Vissungos | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção moçambicana Historia e critica | pt_BR |
dc.subject.other | Linguas bantu Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject.other | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção angolana (Português) História e crítica | pt_BR |
dc.title | Por uma poética da voz africana: transculturações em romances e contos africanos e em cantos afro-brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
por_uma_poetica_da_voz_africana.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.