Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7PRKWE
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas |
Autor(es): | Julia Morena Silva da Costa |
primer Tutor: | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
primer miembro del tribunal : | Elisa Maria Amorim Vieira |
Segundo miembro del tribunal: | Miriam Viviana Garate |
Resumen: | Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em 'Un tal Lucas', de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, 'performer' e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visando compreender suas escolhas estéticas e sua proximidade com a dialética - conceito fundamental para compreender a montagem cinematográfica proposta por Eisenstein. Também enfatizamos o caráter performático da escrita de Cortázar, por meio das relações entre ficção e biografia, hibridismo de artes e da memória que pulsa em sua escrita |
Asunto: | Linguagem cinematográfica Escritores argentinos Crítica e interpretação Política e cultura América Latina Performance (Arte) Cortázar, Julio, 1914-1984 Tal Lucas Crítica e interpretação Cinema e literatura Literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7PRKWE |
Fecha del documento: | 27-feb-2009 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
julia_morena_silva_costa_final.pdf | 561.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.