Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7PRKWE
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas |
Autor(es): | Julia Morena Silva da Costa |
Primeiro Orientador: | Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
Primeiro membro da banca : | Elisa Maria Amorim Vieira |
Segundo membro da banca: | Miriam Viviana Garate |
Resumo: | Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em 'Un tal Lucas', de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, 'performer' e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visando compreender suas escolhas estéticas e sua proximidade com a dialética - conceito fundamental para compreender a montagem cinematográfica proposta por Eisenstein. Também enfatizamos o caráter performático da escrita de Cortázar, por meio das relações entre ficção e biografia, hibridismo de artes e da memória que pulsa em sua escrita |
Assunto: | Linguagem cinematográfica Escritores argentinos Crítica e interpretação Política e cultura América Latina Performance (Arte) Cortázar, Julio, 1914-1984 Tal Lucas Crítica e interpretação Cinema e literatura Literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7PRKWE |
Data do documento: | 27-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
julia_morena_silva_costa_final.pdf | 561.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.