Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Figuralidades: da tradução ao poético na fotografia de arte contemporânea |
Authors: | Isabel Florencio Braga |
First Advisor: | Maurício Salles de Vasconcelos |
First Referee: | Márcio Orlando Seligmann Silva |
Second Referee: | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
Third Referee: | Marcia Maria Valle Arbex |
metadata.dc.contributor.referee4: | Cecília Almeida Salles |
Abstract: | Esta tese discute a fotografia de arte contemporânea a partir da década de 1970 e se propõe a compreender as interfaces estabelecidas entre a fotografia de arte e a literatura a partir dos estudos intermídia e da relação entre o regime visual e o regime verbal. Procurando compreender como certos aspectos do discurso literário migram para a fotografia e permitem criar novas formas de figuração, a análise é organizada tendo em vista quatro aspectos principais: a tradução e a narrativa, a ficcionalização e a de-figuração. Esses aspectos guardam entre si uma relação crescente na forma como o discurso fotográfico promove um descolamento da camada descritiva para propor uma figuralidade de ordem poética. Partindo de uma textualidade que lida com a descrição no discurso narrativo, a fotografia se desprende (por diferentes estratégias) desse caráter figurativo e passa a construir formas de transgressão que apelam para a ficcionalidade para, num último instante, atingir a diluição da camada descritiva e construir um discurso marcado pela de-figuração. |
Abstract: | This thesis analyses the photography of contemporary art from the 1970s to nowadays and aims to understand the interfaces between art photography and literature using the intermidiality studies as theoretical reference. Seeking to understand how certain aspects of literary discourse migrate to photography and create new forms of figuration, the analysis of this work is organized in four main aspects: translation, narrative, fictionalization, and defiguration. These categories allow the understanding of how the photography discourse detached from the description forms to provide a figural poetic discourse. From a text thatdeals with the description in narrative discourse, the photography discourse is free of figurative forms and could create new ways of transgression for - in the last moment achieve the dilution of the descriptive layer and construct a discourse marked by the defiguration. |
Subject: | Tradução intersemiótica Análise do discurso literário Semiótica e literatura Arte e literatura Arte e fotografia Fotografia de arte Semiotica e artes Intermidialidade Arte figurativa |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QUHZ3 |
Issue Date: | 3-Apr-2009 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
introdu__o_para_cd.pdf | 74.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.