Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMPV
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Ficções de vida na obra de Carlos Liscano |
Autor(es): | Juan Pablo Chiappara Cabrera |
Primeiro Orientador: | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos |
Primeiro membro da banca : | Graciela Ines Ravetti de Gomez |
Segundo membro da banca: | Elcio Loureiro Cornelsen |
Terceiro membro da banca: | Walter Carlos Costa |
Quarto membro da banca: | Laura Janina Hosiasson |
Resumo: | Esta tese propõe uma leitura crítica da obra literária do uruguaio Carlos Liscano, a qual se destaca pelo seu caráter inovador no contexto das letras contemporâneas do seu país. Analisamos como o autor re-elabora, de uma maneira própria e eminentemente ficcional, a memória pessoal e a coletiva vinculadas ao passado recente o cárcere e a ditadura militar e ao momento de formação de algumas representações sedimentadas da cultura uruguaia. Investigamos de que modo Liscano problematiza as questões de como, por quê, para que e o quê da enunciação literária e como elas se integram à trama de seus livros. Apresentamos alguns conceitos que desempenham caráter heurístico na análise do corpus, dando destaque especial à paratopia e a dois corolários seus: a bio/grafia e a embreagem paratópica. Ponto de partida da nossa pesquisa, esta tríade conceitual, proposta por Dominique Maingueneau, pretende mostrar a fratura entre o lugar de enunciação do escritor e os enunciados proferidos, isto é, evidenciar a passagem de um espaço de vida para um outro de ficção, ambos metamorfoseados no ato de realização da obra. Estabelecemos um diálogo entre paratopia e heterotopia, de Michel Foucault, e entre paratopia e exotopia, de Mikhail Bakhtin. Tencionamos pensar o caráter heterogêneo da linguagem e da situação do sujeito no discurso, propor uma arqueologia possível da paratopia e criar um contexto teórico para embasar a leitura do corpus escolhido, composto pelas obras La mansión del tirano, El camino a Ítaca, Memorias de la guerra reciente, El furgón de los locos e La ciudad de todos los vientos. Um desdobramento teórico se torna fundamental para a abordagem destas obras: o problema da representação. Situando-nos paratopicamente, indagamos a capacidade do discurso literário de ser um lugar específico do dizer e do estar no mundo, de fazer o mundo, e não necessariamente de imitá-lo ou transcendê-lo. |
Assunto: | Realidade em literatura Tese Ficção uruguaia História e crítica Análise do discurso literário Biografia (como forma literária) Testemunho narrativo (Literatura) Liscano, Carlos, 1949- Crítica e interpretação Enunciação Imaginário Literatura Memória na literatura Percepção espacial |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMPV |
Data do documento: | 10-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_juan_pablo_chiappara_poslit_fale_ufmg_10_12_2009.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.