Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMPV
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luis Alberto Ferreira Brandao Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Graciela Ines Ravetti de Gomez | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Elcio Loureiro Cornelsen | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Walter Carlos Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Laura Janina Hosiasson | pt_BR |
dc.creator | Juan Pablo Chiappara Cabrera | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T20:41:45Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T20:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-10 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMPV | - |
dc.description.resumo | Esta tese propõe uma leitura crítica da obra literária do uruguaio Carlos Liscano, a qual se destaca pelo seu caráter inovador no contexto das letras contemporâneas do seu país. Analisamos como o autor re-elabora, de uma maneira própria e eminentemente ficcional, a memória pessoal e a coletiva vinculadas ao passado recente o cárcere e a ditadura militar e ao momento de formação de algumas representações sedimentadas da cultura uruguaia. Investigamos de que modo Liscano problematiza as questões de como, por quê, para que e o quê da enunciação literária e como elas se integram à trama de seus livros. Apresentamos alguns conceitos que desempenham caráter heurístico na análise do corpus, dando destaque especial à paratopia e a dois corolários seus: a bio/grafia e a embreagem paratópica. Ponto de partida da nossa pesquisa, esta tríade conceitual, proposta por Dominique Maingueneau, pretende mostrar a fratura entre o lugar de enunciação do escritor e os enunciados proferidos, isto é, evidenciar a passagem de um espaço de vida para um outro de ficção, ambos metamorfoseados no ato de realização da obra. Estabelecemos um diálogo entre paratopia e heterotopia, de Michel Foucault, e entre paratopia e exotopia, de Mikhail Bakhtin. Tencionamos pensar o caráter heterogêneo da linguagem e da situação do sujeito no discurso, propor uma arqueologia possível da paratopia e criar um contexto teórico para embasar a leitura do corpus escolhido, composto pelas obras La mansión del tirano, El camino a Ítaca, Memorias de la guerra reciente, El furgón de los locos e La ciudad de todos los vientos. Um desdobramento teórico se torna fundamental para a abordagem destas obras: o problema da representação. Situando-nos paratopicamente, indagamos a capacidade do discurso literário de ser um lugar específico do dizer e do estar no mundo, de fazer o mundo, e não necessariamente de imitá-lo ou transcendê-lo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | literatura uruguaia | pt_BR |
dc.subject | Carlos Liscano | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject.other | Realidade em literatura Tese | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção uruguaia História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso literário | pt_BR |
dc.subject.other | Biografia (como forma literária) | pt_BR |
dc.subject.other | Testemunho narrativo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.other | Liscano, Carlos, 1949- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Enunciação | pt_BR |
dc.subject.other | Imaginário | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Memória na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção espacial | pt_BR |
dc.title | Ficções de vida na obra de Carlos Liscano | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_juan_pablo_chiappara_poslit_fale_ufmg_10_12_2009.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.