Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMPV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Alberto Ferreira Brandao Santospt_BR
dc.contributor.referee1Graciela Ines Ravetti de Gomezpt_BR
dc.contributor.referee2Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.contributor.referee3Walter Carlos Costapt_BR
dc.contributor.referee4Laura Janina Hosiassonpt_BR
dc.creatorJuan Pablo Chiappara Cabrerapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:41:45Z-
dc.date.available2019-08-09T20:41:45Z-
dc.date.issued2009-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-7YMMPV-
dc.description.resumoEsta tese propõe uma leitura crítica da obra literária do uruguaio Carlos Liscano, a qual se destaca pelo seu caráter inovador no contexto das letras contemporâneas do seu país. Analisamos como o autor re-elabora, de uma maneira própria e eminentemente ficcional, a memória pessoal e a coletiva vinculadas ao passado recente o cárcere e a ditadura militar e ao momento de formação de algumas representações sedimentadas da cultura uruguaia. Investigamos de que modo Liscano problematiza as questões de como, por quê, para que e o quê da enunciação literária e como elas se integram à trama de seus livros. Apresentamos alguns conceitos que desempenham caráter heurístico na análise do corpus, dando destaque especial à paratopia e a dois corolários seus: a bio/grafia e a embreagem paratópica. Ponto de partida da nossa pesquisa, esta tríade conceitual, proposta por Dominique Maingueneau, pretende mostrar a fratura entre o lugar de enunciação do escritor e os enunciados proferidos, isto é, evidenciar a passagem de um espaço de vida para um outro de ficção, ambos metamorfoseados no ato de realização da obra. Estabelecemos um diálogo entre paratopia e heterotopia, de Michel Foucault, e entre paratopia e exotopia, de Mikhail Bakhtin. Tencionamos pensar o caráter heterogêneo da linguagem e da situação do sujeito no discurso, propor uma arqueologia possível da paratopia e criar um contexto teórico para embasar a leitura do corpus escolhido, composto pelas obras La mansión del tirano, El camino a Ítaca, Memorias de la guerra reciente, El furgón de los locos e La ciudad de todos los vientos. Um desdobramento teórico se torna fundamental para a abordagem destas obras: o problema da representação. Situando-nos paratopicamente, indagamos a capacidade do discurso literário de ser um lugar específico do dizer e do estar no mundo, de fazer o mundo, e não necessariamente de imitá-lo ou transcendê-lo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliteratura uruguaiapt_BR
dc.subjectCarlos Liscanopt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subject.otherRealidade em literatura Tesept_BR
dc.subject.otherFicção uruguaia História e críticapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subject.otherBiografia (como forma literária)pt_BR
dc.subject.otherTestemunho narrativo (Literatura)pt_BR
dc.subject.otherLiscano, Carlos, 1949- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherImagináriopt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.subject.otherPercepção espacialpt_BR
dc.titleFicções de vida na obra de Carlos Liscanopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_juan_pablo_chiappara_poslit_fale_ufmg_10_12_2009.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.