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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-894HX7
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Sabrina Sedlmayer Pinto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Nazareth Soares Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sonia Maria de Melo Queiroz | pt_BR |
dc.creator | Ludmila Costa Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T15:20:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T15:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-894HX7 | - |
dc.description.resumo | Os temas da ancestralidade e do saber sagrado se fazem largamente presentes na produção literária africana atual. Articuladores da memória e da performance cultural, reportam à cosmovisão no que ela tem de invisível-intraduzível. Mia Couto, um dos escritores moçambicanos mais conhecidos e premiados da atualidade, percorre em sua literatura um trajeto sobre o saber tradicional e seus desdobramentos na sociedade contemporânea. Em seus textos, dentre os diversos pontos relacionados ao universo sagrado, destacam-se principalmente a morte, a espiritualidade e suas formas de manifestação sendo, em grande parte de seus livros, temas centrais. Tangenciadoras dos fenômenos sobrenaturais, elas carregam em si conhecimentos antigos e complexos que se permeiam através do tempo atualizando-se sempre. A discussão sobre os modos como diferentes expressões da ancestralidade são recuperados por Mia Couto em sua escrita é um dos trabalhos realizados nesta dissertação. Nesse caminho, os estudos de Mircea Eliade acerca do sagrado e do profano são referenciais teóricos centrais. Esta dissertação, ademais, se interessa especialmente pelos aspectos sobrenaturais que envolvem a morte: a relação entre mortos e vivos, os ritos de passagem, as formas de intercessão dos não-viventes com os viventes, enfim, as manifestações transcendentes do sagrado. Para este recorte, as pesquisas de diversos etnólogos sobre a cultura africana e sobre outras culturas do mundo foram essenciais. Esses elementos, por sua vez, serão analisados especificamente nas narrativas A varanda de frangipani e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra, de Mia Couto, por serem, nestas obras, presentificados valiosos aspectos do simbolismo tradicional africano. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | morte | pt_BR |
dc.subject | Mia Couto | pt_BR |
dc.subject.other | Morte na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Eliade, Mircea, 1907- Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Moçambique Religião e mitologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção moçambicana Historia e critica | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura | pt_BR |
dc.subject.other | Espiritualidade | pt_BR |
dc.title | A cosmovisão africana da morte um estudo a partir do saber sagrado em Mia Couto: um estudo a partir do saber sagrado em Mia Couto | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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