Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956KV3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiro
Authors: Ridalvo Felix de Araújo
First Advisor: Sonia Maria de Melo Queiroz
First Referee: Marcos Antonio Alexandre
Second Referee: Josiley Francisco de Souza
Abstract: Grande parte das tradições de cantos dançados encontradas no Brasil resulta do continuum inscrito pelos palimpsestos de matrizes africanas que tiveram que ser ressignificadas. Estudos têm revelado, nos últimos tempos, que a maioria das manifestações afrobrasileiras é ramificada na grande família linguística e cultural banto, constituída por trezentas línguas muito semelhantes e faladas em vinte e um países. No solo brasileiro muitos africanos protagonizaram várias e complexas etnogêneses sucessivamente reiniciadas ao longo dos últimos três séculos: formas diversas de culto aos antepassados, cosmologias de vidas distintas do sistema europeu dominante, com valores, costumes, crenças e tradições que constituíram a cultura afrobrasileira. Porém, é importante ressaltar que as convergências e trocas culturais, porque originárias de diferentes agrupamentos e referências etnolinguísticas, realizadas ao longo de nossa história, estão marcadas por conflitos e negociações e, muitas delas, manifestas também a partir de diferentes tentativas de diálogo, nem sempre amistosas. Estudamos duas culturas de cantos dançados encontradas no Nordeste e Sudeste do país: a primeira, o coco dançado, localizada no Cariri cearense; a segunda, o candombe mineiro da comunidade da Lapinha, Lagoa Santa (MG). Essas culturas orais distintas são comparadas através das performances dos cantos dançados, que constituem linguagens verbais e corporais, e instrumentos musicais cujas técnicas de confecção são, na maioria dos casos, utilizadas pelos povos congo-angoleses. Além disso, expomos alguns depoimentos e narrativas de capitães e mestres sobre a origem da tradição dos cantos dançados e como esses registros são fundamentos para a elaboração de atos poéticos, tradicionalmente praticados no cotidiano das comunidades. Seguindo o caminho da composição performativa e instrumental, descrevemos outras tradições afrobrasileiras que se assemelham e são igualmente encontradas no Brasil como o jongo, o tambor de crioula, o batuque paulista e o batuque no norte-noroeste mineiro
Subject: Candombe (Dança) Minas Gerais
Negros Canções e musica
Relações culturais
Performance (Arte)
Negros Dança Ceará
Côco (Dança) Ceará
Negros Usos e costumes
Tradição oral
Oralidade
Negros Dança Minas Gerais
Música afro-brasileira
Poesia sonora
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-956KV3
Issue Date: 4-Feb-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
na_batida_do_corpo__na_pisada_do_cant___ridalvo_f._de_araujo_fale_ufmg.pdf12.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.