Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HH5A
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Memórias engendradas, ficções do eu António Lobo Antunes, Milton Hatoum e José Eduardo Agualusa: António Lobo Antunes; Milton Hatoum e José Eduardo Agualusa
Autor(es): Fabricia Walace Rodrigues
Primeiro Orientador: Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
Primeiro membro da banca : Maria Zilda Ferreira Cury
Segundo membro da banca: Roniere Silva Menezes
Terceiro membro da banca: Ivete Lara Camargos Walty
Quarto membro da banca: Biagio D'Angelo
Resumo: Esta tese busca compreender a construção da memória no espaço da ficção e as implicações para a escritura e aquele que escreve. Para a análise, foram selecionados os romances: O esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai e Relato de um certo Oriente. A análise parte do quadro de Magritte, La mémoire, para demonstrar as possibilidades de leitura da memória. O segundo capítulo analisa as relações entre memória e literatura, esboçadas nas combinações possíveis entre esses dois termos: memória da literatura, memória na literatura, literatura de memória e, por fim, memória de literatura. Esta última é a que melhor define os romances analisados, uma vez que deixam entrever suas relações com a vida do autor e, ao mesmo tempo, o processo de construção de sua ficcionalidade. O último capítulo aprofunda a análise em três aspectos: a volta do autor; o processo de autoapagamento; a escritura como encenação. Sendo assim, o objetivo é desconstruir a artificialidade do discurso da memória.
Abstract: Cette thèse a pour but comprendre la construction de la mémoire dans lespace de la fiction et les implications pour lécriture et pour celui qui écrit. Pour cette analyse, on a sélectionné les oeuvres: O Esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai et Relato de um certo Oriente. Lanalyse montre, à travers les éléments dune toile de Magritte, les possibilités de lecture de la mémoire. Le deuxième chapître traite de la relation entre la mémoire et la littérature décrites dans les combinaisons possibles entre ces deux termes: la mémoire de la littérature, la mémoire dans la littérature, la littérature de mémoire et, enfin, la mémoire de littérature, celle qui définit le mieux les romans ici analysés, y compris les relations entre la vie de lauteur et, à la fois, le processus de construction de sa fictionnalité. Le dernier chapitre approfondit lanalyse en trois aspects: le retour de lauteur; le processus deffacement et lécriture comme mise en scène. Ainsi, lobjectif est de déconstruire lartificialité du discours de la mémoire.
Assunto: Hatoum, Milton, 1952- Relato de um certo Oriente Crítica e interpretação
Agualusa, José Eduardo, 1960- Mulheres do meu pai Crítica e interpretação
Antunes, António Lobo, 1942- Esplendor de Portugal Crítica e interpretação
Literatura comparada Brasileira, angolana e portuguesa
Literatura comparada Angolana, brasileira e portuguesa
Literatura comparada Portuguesa, brasileira e angolana
Memória na literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HH5A
Data do documento: 4-Mar-2013
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