Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HH5A
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Ester Maciel de Oliveira Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.contributor.referee2Roniere Silva Menezespt_BR
dc.contributor.referee3Ivete Lara Camargos Waltypt_BR
dc.contributor.referee4Biagio D'Angelopt_BR
dc.creatorFabricia Walace Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T05:43:30Z-
dc.date.available2019-08-12T05:43:30Z-
dc.date.issued2013-03-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-95HH5A-
dc.description.abstractCette thèse a pour but comprendre la construction de la mémoire dans lespace de la fiction et les implications pour lécriture et pour celui qui écrit. Pour cette analyse, on a sélectionné les oeuvres: O Esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai et Relato de um certo Oriente. Lanalyse montre, à travers les éléments dune toile de Magritte, les possibilités de lecture de la mémoire. Le deuxième chapître traite de la relation entre la mémoire et la littérature décrites dans les combinaisons possibles entre ces deux termes: la mémoire de la littérature, la mémoire dans la littérature, la littérature de mémoire et, enfin, la mémoire de littérature, celle qui définit le mieux les romans ici analysés, y compris les relations entre la vie de lauteur et, à la fois, le processus de construction de sa fictionnalité. Le dernier chapitre approfondit lanalyse en trois aspects: le retour de lauteur; le processus deffacement et lécriture comme mise en scène. Ainsi, lobjectif est de déconstruire lartificialité du discours de la mémoire.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese busca compreender a construção da memória no espaço da ficção e as implicações para a escritura e aquele que escreve. Para a análise, foram selecionados os romances: O esplendor de Portugal, As mulheres de meu pai e Relato de um certo Oriente. A análise parte do quadro de Magritte, La mémoire, para demonstrar as possibilidades de leitura da memória. O segundo capítulo analisa as relações entre memória e literatura, esboçadas nas combinações possíveis entre esses dois termos: memória da literatura, memória na literatura, literatura de memória e, por fim, memória de literatura. Esta última é a que melhor define os romances analisados, uma vez que deixam entrever suas relações com a vida do autor e, ao mesmo tempo, o processo de construção de sua ficcionalidade. O último capítulo aprofunda a análise em três aspectos: a volta do autor; o processo de autoapagamento; a escritura como encenação. Sendo assim, o objetivo é desconstruir a artificialidade do discurso da memória.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos Literáriospt_BR
dc.subject.otherHatoum, Milton, 1952- Relato de um certo Oriente Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAgualusa, José Eduardo, 1960- Mulheres do meu pai Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAntunes, António Lobo, 1942- Esplendor de Portugal Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Brasileira, angolana e portuguesapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Angolana, brasileira e portuguesapt_BR
dc.subject.otherLiteratura comparada Portuguesa, brasileira e angolanapt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleMemórias engendradas, ficções do eu António Lobo Antunes, Milton Hatoum e José Eduardo Agualusa: António Lobo Antunes; Milton Hatoum e José Eduardo Agualusapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_fabricia_walace_memorias_engendradas.pdf967.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.