Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-967FHR
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Bernardo Carvalho, Jorge Luis Borges e as poéticas do artifício |
Authors: | Cristiano Rodrigues Batista |
First Advisor: | Georg Otte |
First Referee: | Roberto Alexandre do Carmo Said |
Second Referee: | Gustavo Silveira Ribeiro |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma aproximação entre parte da obra ficcional de Jorge Luis Borges e dois romance de Bernardo Carvalho, 'Nove noites' e 'Mongólia'. Considerando uma visão não-naturalizada da realidade e da arte, pensamos como os artifícios são base para a literatura dos dois escritores. Desenvolvemos uma análise que indica os artifícios como um meio de construção artística capaz de relativizar certas concepções do real, além de significarem uma técnica prolífica de reflexão acerca de diversos temas que são alvo de investigação do conhecimento. Reconhecemos a obra borgeana como um marco na concepção de uma poética artificiosa e, a partir daí, percebemos como a poética carvalhiana utiliza do mesmo expediente e possui muitos pontos semelhantes à obra do argentino. Sem a pretensão de esgotar o assunto, por último, elaboramos um breve conceito dos artifícios ficcionais partindo das obras analisadas |
Subject: | Carvalho, Bernardo, 1960- Nove noites Crítica e interpretação Borges, Jorge Luis, 1899-1986 Crítica e interpretação Análise do discurso narrativo Literatura comparada Brasileira e argentina Literatura comparada Argentina e brasileira Carvalho, Bernardo, 1960- Mongólia Crítica e interpretação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-967FHR |
Issue Date: | 26-Mar-2013 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o._batista__c.r._final.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.