Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97BJSH
Type: Tese de Doutorado
Title: O evento comparatista: na história da crítica / no ensino de Literatura
Authors: Nabil Araújo de Souza
First Advisor: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
First Referee: Graciela Ines Ravetti de Gomez
Second Referee: Sergio Alcides Pereira do Amaral
Third Referee: Fabio Akcelrud Durão
metadata.dc.contributor.referee4: José Luís Jobim de Salles Fonseca
Abstract: Este trabalho traz à luz e explora, em termos histórico-epistemológico-pedagógicos, o evento comparatista o qual, manifestando-se, a princípio, por ocasião da emergência do discursodo comparatismo nos estudos literários franceses de fins do século XIX e início do XX, deixase apreender, não obstante, para muito além (e aquém) de tal ocasião, em sua amplitude e significação plenas, seja através de uma perspectiva eminentemente diacrônica no âmbito dahistória da crítica , seja através de uma perspectiva eminentemente sincrônica no âmbito do ensino de literatura. A tese estrutura-se pela justaposição de três grandes capítulos, cada qual performando a (des)leitura de uma determinada obra representativa da teoria literáriaanglófona Death of a discipline (2003) de Gayatri Spivak; Theory of literature (1949) de René Wellek e Austin Warren; Practical criticism (1929) de I. A. Richards , (des)leitura essa que, abarcando inúmeros outros textos mobilizados por ocasião e em função da abordagemdos três objetos principais, acarreta o desmantelamento seja da (a) pretensão disciplinar do discurso comparatista ocidental, no primeiro capítulo; seja da (b) pretensão epistemológicometodológica do programa de uma teoria da literatura no âmbito da modernidade crítica, no segundo capítulo; seja da (c) pretensão pedagógica do programa de uma crítica prática que se encontra na base da institucionalização dos literary studies no mundo anglófono, no terceiro capítulo isso de modo a, em síntese, dar a ver (e a reverberar), em sua plenitude,justamente o evento maior que confere nome ao trabalho.
Subject: Literatura Filosofia
Literatura Estudo e ensino
Literatura comparada
Crítica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-97BJSH
Issue Date: 29-Apr-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese__nabil_ara_jo_.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.