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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: "Bastaria ao poema apenas a cor da minha pele?": imagens do arquivo literário afro-brasileiro de Paulo Colina
Autor(es): Gustavo de Oliveira Bicalho
Primeiro Orientador: Eduardo de Assis Duarte
Primeiro membro da banca : Eneida Maria de Souza
Segundo membro da banca: Lígia Fonseca Ferreira
Resumo: Esta dissertação pretende desenvolver um estudo acerca dos posicionamentos do escritor afro-brasileiro contemporâneo, a partir de uma leitura das imagens literárias presentes no arquivo do poeta, ficcionista, tradutor e ensaísta Paulo Colina. Tal arquivo, entendido como lugar e princípio de leitura entre memória e história, integra textos de gêneros diversos em que a identidade étnico-racial é construída em relação tensionada com a de escritor. Procura-se demonstrar como a contraposição entre essas formações identitárias estabelece um problema de ordem, ao mesmo tempo, literária e intelectual. Sintetizada nos versos finais do poema 'Corpo a corpo' que dão título a este trabalho ('bastaria ao poema apenas/ a cor da minha pele?'), a questão do impacto da formação identitária do sujeito negro na produção literária torna-se central nos textos de Colina. Com o objetivo de lidar criticamente com as figurações desse problema nas fronteiras entre vida e literatura, este trabalho vale-se das contribuições metodológicas da crítica biográfica, capazes de integrar fato e ficção por meio de correspondências metafóricas. Por meio dessa abordagem, notamos se desprenderem do arquivo literário imagens relativas aos posicionamentos de Colina, cuja leitura permite reconstituir os fragmentos de uma vida intelectual. Justapostas ao contexto da emergência de movimentos políticos, culturais e artísticos engajados na afirmação identitária do sujeito negro, entre o fim dos anos setenta e início dos noventa no Brasil, essas imagens permitem notar Colina como um escritor crítico, questionador e transgressor, em constante deslocamento por entre espaços em tensão. Diante do objetivo de estudar esses posicionamentos moventes entre vida e literatura, nosso corpus incluiu poemas, contos, ensaios e traduções do autor, além de fragmentos de cartas, entrevistas e notícias de jornal. Contamos ainda com depoimentos, produzidos especialmente para esta dissertação, de quatro escritores com quem Colina partilhou momentos importantes de sua vida literária. São eles Cuti, Oswaldo de Camargo, Miriam Alves e Abelardo Rodrigues.
Abstract: This thesis intends to address the contemporary Afro-Brazilian writers positioning as it may be read through the literary images found in the archive of Paulo Colina, a poet, translator, essayist and fiction author. A reading principle and a place between memory and history, this archive includes texts of various genres in which the ethnic and racial identities are built in tension with the identification as a writer. The opposition between these different identity formations establishes a dilemma which is both literary and intellectual. Interpreted as an issue that concerns the implications of the black identity in the literary writing, this dilemma becomes a central matter in many of Colinas texts. It has been summarized by the author in the final verses of his poem Corpo a corpo (Body-to-body) which lends the title to this thesis: bastaria ao poema apenas/ a cor da minha pele? (would it be sufficient for the poem/ my skin color alone?). Aiming at critically dealing with different manifestations of this question, the thesis adopts methodological contributions brought by the contemporary biographic criticism which integrates facts and fiction through metaphorical correspondences. Through this method, images emerge from the writers archive and rebuild the fragments of an intellectual living. When juxtaposed to the context of appearance of several cultural, political and literary movements which were engaged in the affirmation of black identity in Brazil from the end of the seventies to the beginning of the nineties, these images portrait Colina as a critical, inquisitive and transgressive writer who puts himself in constant shift in between conflicting spaces. So as to study the shifting positions between life and literature, the corpus of this work includes poems, short-stories, essays and translations by the author and also fragments taken from letters, interviews and newspaper pieces. In addition, testimonies by four writers with whom Colina has shared relevant moments of his literary life have been collected for this research. Those writers are: Cuti, Oswaldo de Camargo, Miriam Alves and Abelardo Rodrigues.
Assunto: Literatura brasileira Escritores negros
Negros na literatura
Colina, Paulo, 1950- Crítica e interpretação
Escritores brasileiros Arquivos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9K6GHG
Data do documento: 15-Mai-2014
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