Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9K6GHG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eduardo de Assis Duartept_BR
dc.contributor.referee1Eneida Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Lígia Fonseca Ferreirapt_BR
dc.creatorGustavo de Oliveira Bicalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:55:28Z-
dc.date.available2019-08-13T14:55:28Z-
dc.date.issued2014-05-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ECAP-9K6GHG-
dc.description.abstractThis thesis intends to address the contemporary Afro-Brazilian writers positioning as it may be read through the literary images found in the archive of Paulo Colina, a poet, translator, essayist and fiction author. A reading principle and a place between memory and history, this archive includes texts of various genres in which the ethnic and racial identities are built in tension with the identification as a writer. The opposition between these different identity formations establishes a dilemma which is both literary and intellectual. Interpreted as an issue that concerns the implications of the black identity in the literary writing, this dilemma becomes a central matter in many of Colinas texts. It has been summarized by the author in the final verses of his poem Corpo a corpo (Body-to-body) which lends the title to this thesis: bastaria ao poema apenas/ a cor da minha pele? (would it be sufficient for the poem/ my skin color alone?). Aiming at critically dealing with different manifestations of this question, the thesis adopts methodological contributions brought by the contemporary biographic criticism which integrates facts and fiction through metaphorical correspondences. Through this method, images emerge from the writers archive and rebuild the fragments of an intellectual living. When juxtaposed to the context of appearance of several cultural, political and literary movements which were engaged in the affirmation of black identity in Brazil from the end of the seventies to the beginning of the nineties, these images portrait Colina as a critical, inquisitive and transgressive writer who puts himself in constant shift in between conflicting spaces. So as to study the shifting positions between life and literature, the corpus of this work includes poems, short-stories, essays and translations by the author and also fragments taken from letters, interviews and newspaper pieces. In addition, testimonies by four writers with whom Colina has shared relevant moments of his literary life have been collected for this research. Those writers are: Cuti, Oswaldo de Camargo, Miriam Alves and Abelardo Rodrigues.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende desenvolver um estudo acerca dos posicionamentos do escritor afro-brasileiro contemporâneo, a partir de uma leitura das imagens literárias presentes no arquivo do poeta, ficcionista, tradutor e ensaísta Paulo Colina. Tal arquivo, entendido como lugar e princípio de leitura entre memória e história, integra textos de gêneros diversos em que a identidade étnico-racial é construída em relação tensionada com a de escritor. Procura-se demonstrar como a contraposição entre essas formações identitárias estabelece um problema de ordem, ao mesmo tempo, literária e intelectual. Sintetizada nos versos finais do poema 'Corpo a corpo' que dão título a este trabalho ('bastaria ao poema apenas/ a cor da minha pele?'), a questão do impacto da formação identitária do sujeito negro na produção literária torna-se central nos textos de Colina. Com o objetivo de lidar criticamente com as figurações desse problema nas fronteiras entre vida e literatura, este trabalho vale-se das contribuições metodológicas da crítica biográfica, capazes de integrar fato e ficção por meio de correspondências metafóricas. Por meio dessa abordagem, notamos se desprenderem do arquivo literário imagens relativas aos posicionamentos de Colina, cuja leitura permite reconstituir os fragmentos de uma vida intelectual. Justapostas ao contexto da emergência de movimentos políticos, culturais e artísticos engajados na afirmação identitária do sujeito negro, entre o fim dos anos setenta e início dos noventa no Brasil, essas imagens permitem notar Colina como um escritor crítico, questionador e transgressor, em constante deslocamento por entre espaços em tensão. Diante do objetivo de estudar esses posicionamentos moventes entre vida e literatura, nosso corpus incluiu poemas, contos, ensaios e traduções do autor, além de fragmentos de cartas, entrevistas e notícias de jornal. Contamos ainda com depoimentos, produzidos especialmente para esta dissertação, de quatro escritores com quem Colina partilhou momentos importantes de sua vida literária. São eles Cuti, Oswaldo de Camargo, Miriam Alves e Abelardo Rodrigues.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquivos literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectPaulo Colinapt_BR
dc.subjectCrítica biográficapt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira Escritores negrospt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.subject.otherColina, Paulo, 1950- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherEscritores brasileiros Arquivospt_BR
dc.title"Bastaria ao poema apenas a cor da minha pele?": imagens do arquivo literário afro-brasileiro de Paulo Colinapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_gustavo_bicalho___vers_o_definitiva.pdf5.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.