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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9LKL84
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Ondulações do devaneio: a criação sublime entre Kant e Baudelaire |
Autor(es): | Lucas Drumond Matosinhos |
Primeiro Orientador: | Georg Otte |
Primeiro membro da banca : | Maria Juliana Gambogi Teixeira |
Segundo membro da banca: | Virginia de Araujo Figueiredo |
Terceiro membro da banca: | Gustavo Naves Franco |
Quarto membro da banca: | Eduardo Horta Nassif Veras |
Resumo: | Esta tese se dedica ao estudo do sublime em Kant e em Baudelaire vinculado, principalmente, ao tema da criação artística. O trabalho tem como principal objetivo a análise de algumas reflexões "teóricas" de Baudelaire utilizando como contraponto a dinâmica estabelecida pela filosofia kantiana entre o belo e o sublime, de maneira específica, e entre as faculdades do conhecimento, de forma geral. A partir da leitura de alguns ensaios críticos do poeta, procurou-se, de um lado, relacioná-los com a "tradição francesa" do sublime e, de outro, estabelecer um diálogo entre esses textos e algumas concepções de Kant que se encontram, sobretudo, na Crítica da Faculdade do Juízo e na Antropologia de um ponto de vista pragmático. Partindo de uma interpretação da filosofia estética kantiana inspirada, de modo geral, pelas leituras de alguns textos de Friedrich Schiller, Martin Heidegger e de uma pequena parte da filosofia francesa da segunda metade do século XX, foi possível identificar e analisar algumas afinidades entre o filósofo e o poeta - sobretudo no que diz respeito aos papéis desempenhados pela sensibilidade, pela imaginação e pela natureza na criação artística - no âmbito das discussões sobre o sublime. |
Abstract: | Cette thèse est consacrée à létude du sublime liée au thème de la création artistique chez Kant et chez Baudelaire. Le but principal de ce travail cest danalyser quelques réflexions théoriques de Baudelaire à la lumière de la dynamique créée par la philosophie kantienne entre le beau et le sublime, en particulier, et entre les facultés de la connaissance, en général. Ayant comme point de départ la lecture de certains essais critiques du poète, on a cherché, dune part, à les mettre en rapport avec la tradition française du sublime, et dautre part, à établir un dialogue entre ces textes et quelques conceptions de Kant, trouvées surtout dans la Critique de la faculté de juger et dans Lanthropologie au point de vue pragmatique. Grâce à une interprétation de la philosophie esthétique kantienne qui en général sest inspirée de la lecture de quelques textes de Friedrich Schiller, Martin Heidegger et dune petite partie de la philosophie française de la seconde moitié du si cle, il a été possible didentifier et danalyser des affinités entre le philosophe et le poète sous la portée du sublime, particulièrement en ce qui concerne les rôles joués par la sensibilité, par limagination et par la nature dans la création artistique. |
Assunto: | Criação artística O Sublime Poesia francesa História e crítica Baudelaire, Charles, 1821-1867 Critica e interpretação Filosofia alemã Séc XVIII Kant, Immanuel, 1724-1804 Filosofia na literatura |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9LKL84 |
Data do documento: | 27-Jun-2014 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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