Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5HTQ
Type: Tese de Doutorado
Title: Entre o inconfessável e o indizível: autobiografia e autorretrato em Aveux non avenus, de Claude Cahun
Authors: Henrique do Nascimento Gambi
First Advisor: Marcia Maria Valle Arbex
First Referee: Silvana Maria Pessoa de Oliveira
Second Referee: Paula Glenadel Leal
Third Referee: Luci Maria Dias Collin
metadata.dc.contributor.referee4: Teodoro Renno Assuncao
Abstract: Esta pesquisa tem como proposta analisar o livro 'Aveux non avenus' (1930), de Claude Cahun, cujo caráter paradoxal pode ser notado já a partir do título: são confissões improcedentes. O livro é composto por uma multiplicidade de gêneros que constituem a parte textual, tais como relatos oníricos, diálogos dramatizados e aforismos que possuem como tema a própria Claude Cahun. Uma parte visual, constituída por fotocolagens, complementa o jogo de velar / desvelar da artista. Partimos da hipótese que os recursos textuais e visuais utilizados pela autora são uma forma de criar um sujeito polimorfo, constantemente reinventado, recursos que foram analisados a partir de seu diálogo com dois gêneros: a autobiografia e o autorretrato. Apresentamos a biografia da autora e sua entrada na vida literária. Discutimos as teorias autobiográficas com o intuito de verificar as particularidades de Aveux non avenus com relação ao gênero. Discutimos a fotocolagem e a maneira pela qual Claude Cahun fizera uso desse procedimento. Analisamos o autorretrato como um espaço de indefinições gerado a partir de elementos associados ao polimorfismo. Em 'Aveux non avenus', a artista se coloca como objeto de perplexidade, em constante metamorfose, e nesse processo de autoinvenção procede a uma contínua subversão de sua própria representação
Abstract: This research aims to analyze Claude Cahun's novel 'Aveux Non Avenus' (1930), whose paradoxical character can be noticed in its title: unfounded confessions. The novel consists of a multiplicity of genres that make up the textual part, such as dreamlike accounts, dramatized dialogues and aphorisms, having its theme as Claude Cahun herself. A visual part, made up of photocollages, complements the veil/unveil game of the artist. It is hypothesized that the textual and visual resources used by the author are a way of creating a continuously reinvented multiform subject. These resources were analyzed from her dialogue with two genres: the autobiography and the self-portrait. The biography of the author and her entry into the literary life are presented. Autobiographical theories are discussed in order to verify the peculiarities of 'Aveux Non Avenus' in relation to the genre. Photocollages and the way Claude Cahun made use of this procedure are discussed. The self-portrait as a space of no definition generated from elements associated to multi-forms is analyzed. The artist positions herself as an object of perplexity, in constant metamorphosis, and in this process of self-invention she brings about a continuous subversion of her own representation
Subject: Cahun, Claude , 1894-1954 Aveux non avenus Crítica e intepretação
Colagem
Autobiografia
Arte e literatura
Imagem na literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9U5HTQ
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8_abril_entre_o_inconfess_vel_e_o_indiz_vel_tese_pdf.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.