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http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WBHNX
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Interseções: pintura e literatura em Un cabinet d'Amateur, de Georges Perec |
Autor(es): | Zacarias Eduardo da Silva |
primer Tutor: | Roberto Alexandre do Carmo Said |
primer miembro del tribunal : | Marcia Maria Valle Arbex |
Segundo miembro del tribunal: | Roniere Silva Menezes |
Resumen: | O trabalho que se segue tem por finalidade aprofundar-se na discussão sobre a interseção entre literatura e as artes imagéticas, sobretudo a pintura. Para tanto utiliza-se da obra Un Cabinet D'Amateur do escritor francês Georges Perec, na qual a trama gira em torno da tela homônima, que retrata a coleção particular de um rico empresário germano-estadunidense, Hermann Raffke. A seguinte dissertação visa distinguir as premissas teórico-filosóficas que norteiam as escolhas literário-pictóricas perecquianas, que orientam sua redação em direção a uma literatura que opta por ser realista, por tentar mostrar o mundo real em todas as suas instâncias, em toda sua complexidade, num esforço por tornar sua descrição mais real que a própria realidade, por se aproximar uma espécie de supra realismo. A pesquisa que segue visa ainda contextualizar a literatura perecquiana através de uma arquelogia dos movimentos literários que desde o século 19 começam a redescobrir a superfície da página e a utilizá-la como uma tela, como se a escrita fosse uma maneira de criar volumes, vazios, constelações e/ou desenhos. |
Abstract: | Le travail suivant se destine à approfondir la discussion sur l'intersection entre la littérature et l'art pictural. Pour cela, on utilise le romans Un Cabinet d'Amateur de l'écrivain français Georges Perec dont la trame tourne autour de le tableau du même nom, qui représente la collection privée d'un riche homme d'affaires germano-américain, Hermann Raffke. La proposition qui suit vise à distinguer les prémisses théoriques et philosophiques qui guident les choix littéraires et picturales perecquienne qui oriente ses écrits vers une littérature qui a choisit d'être réaliste, pour essayer de donner à voir le monde réel dans toutes ses instances, en toute sa complexité dans un effort pour rendre une description plus réel que la réalité elle-même, pour s'approcher d'une sorte de hyper - réalisme. La recherche qui suit vise, aussi, à contextualiser la littérature de perecquienne travers une archéologie des mouvements littéraires qui depuis le 19me sicle commence à redécouvrir la surface de la page et à l'utiliser comme un écran, comme si l'écriture était une façon de créer des volumes, des vides, des constellations et / ou des dessins. |
Asunto: | Literatura francesa História e crítica Intermidialidade Perec, Georges , 1936-1982 Cabinet D'Amateur Crítica e interpretação Arte e literatura Literatura comparada |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9WBHNX |
Fecha del documento: | 7-may-2015 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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