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Type: Tese de Doutorado
Title: Qualidade da informação e produsage: semiótica, informação e o usuário antropofágico
Authors: Joana Ziller de Araujo Josephson
First Advisor: Maria Aparecida Moura
First Referee: Telma Sueli Pinto Johnson
Second Referee: Eduardo Antonio de Jesus
Third Referee: Geane Carvalho Alzamora
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Guiomar da Cunha Frota
metadata.dc.contributor.referee5: Marta Macedo Kerr Pinheiro
Abstract: Esta pesquisa nasce da problematização do reconhecimento da qualidade da informação por componentes das instâncias de publicação e acesso a conteúdos em ambientes de produsage. A partir de uma perspectiva semiótica, aborda o papel triplo que o usuário passa a assumir com a disponibilização de possibilidades típicas dos contextos digitais: além de acessar informações selecionadas por outrem, também lida com seleção da informação recuperada em ambientes on-line e torna-se uma potencial fonte de informações, produzindo e mediando conteúdos. Assim, frequentemente, se aproxima de dinâmicas de apropriação, alteração e republicação de informações, num comportamento que chamamos de antropofágico. A pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira a produsage e a qualidade da informação influenciam-se mutuamente, delineando as lógicas de publicação, compartilhamento e acesso ao conteúdo disponibilizado em blogs e no YouTube. Dentre os resultados, destacamos a especificidade do reconhecimento da qualidade da informação por parte dos produsers que publicam e acessam tais sites, valorizando os aspectos relacionais, a convergência de formatos, a multiplicidade de atores; a percepção de uma dupla enunciação de conteúdos, apropriados e republicados por blogueiros e proprietários de canais com marcas próprias típicas do processo de curadoria; e as influências das ferramentas e plataformas adotadas na publicação tanto no que tange à elaboração do conteúdo, quanto à própria viabilidade dos sites como espaços profissionais.
Abstract: This research arises from the problematization of information quality recognition by members of publication instances and access to content on produsage environments. From a semiotic perspective, it addresses the triple role gained by the user with the availability of possibilities that are typical of digital contexts: in addition to accessing information selected by others, the user also selects the information retrieved from online environments and becomes a potential source of information, producing and mediating content. Thus, the user frequently approaches the dynamics of appropriation, modification and republishing of information, adopting a behavior that we call anthropophagic. The research aimed at analyzing how produsage and information quality influence each other outlining the logics of publication, sharing and access to the content made available in blogs and on YouTube. Among the results, we highlighted the specificities of information quality recognition by the producers who publish and access such sites, emphasizing the importance of relational aspects, the convergence of formats, the multiplicity of actors as well as the perception of a double enunciation of the contents that are appropriated and republished by bloggers and owners of YouTube channels who add their own marks, in a process which is typically curatorial, without omitting the influences of tools and platforms adopted for publishing and used for elaborating content as well as for making sites viable as professional spaces.
Subject: Usuários de Internet
Ciência da informação
Semiótica
Internet (Rede de computação)
Produsage
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-8J3Q4S
Issue Date: 15-Apr-2011
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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