Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Explicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface temperada: evidências de mudança de teoria-em-uso |
Autor(es): | Carmen Maria de Caro Martins |
primer Tutor: | Oto Neri Borges |
primer miembro del tribunal : | Silvania Sousa Nascimento |
Segundo miembro del tribunal: | Rosaria da Silva Justi |
Tercer miembro del tribunal: | Isabel Martins |
Cuarto miembro del tribunal: | Sylvia Frateschi Trivelatto |
Resumen: | Apresentamos neste trabalho de doutorado uma discussão sobre como os estudantes do ensino médio usam o conhecimento de osmose para explicar porque a folha de alface murcha quando é temperada. Apresentamos evidências de que o estudante pode mobilizar um conhecimento principalmente escolar para elaborar suas explicações. Identificamos em nosso estudo a participação do conhecimento e da habilidade metacognitiva dos estudantes na qualidade das explicações que ele elabora, em especial, na orientação epistemológica das explicações. Associamos a proficiência em osmose e a habilidade metacognitiva com as teorias-em-uso que são mobilizadas durante a resolução de uma tarefa. Apresentamos evidências de que o foco de atenção na tarefa e os processos reflexivos podem contribuir na mudança de teoria-em-uso. |
Abstract: | We discuss how high school students use the knowledge they have about osmosis to explain why lettuce leaves shrivel after been salt spiced. Evidences suggest that students can handle their acquired classroom knowledge in order to elaborate the required explanation. We detected that the students use their acquired classroom knowledge and metacognitive ability to improve their explanations, especially towards the epistemological orientation. During a task resolution the students proficiency about osmosis and the metacognitive ability were closely associated to their handled theory- in-use. There are also evidences that both the attention towards the task and the reflexive processes can help to change the theory-in-use. |
Asunto: | Ciencias Experiencias Educação Osmose |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z |
Fecha del documento: | 18-jun-2004 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese__.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.