Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Explicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface temperada: evidências de mudança de teoria-em-uso
Autor(es): Carmen Maria de Caro Martins
Primeiro Orientador: Oto Neri Borges
Primeiro membro da banca : Silvania Sousa Nascimento
Segundo membro da banca: Rosaria da Silva Justi
Terceiro membro da banca: Isabel Martins
Quarto membro da banca: Sylvia Frateschi Trivelatto
Resumo: Apresentamos neste trabalho de doutorado uma discussão sobre como os estudantes do ensino médio usam o conhecimento de osmose para explicar porque a folha de alface murcha quando é temperada. Apresentamos evidências de que o estudante pode mobilizar um conhecimento principalmente escolar para elaborar suas explicações. Identificamos em nosso estudo a participação do conhecimento e da habilidade metacognitiva dos estudantes na qualidade das explicações que ele elabora, em especial, na orientação epistemológica das explicações. Associamos a proficiência em osmose e a habilidade metacognitiva com as teorias-em-uso que são mobilizadas durante a resolução de uma tarefa. Apresentamos evidências de que o foco de atenção na tarefa e os processos reflexivos podem contribuir na mudança de teoria-em-uso.
Abstract: We discuss how high school students use the knowledge they have about osmosis to explain why lettuce leaves shrivel after been salt spiced. Evidences suggest that students can handle their acquired classroom knowledge in order to elaborate the required explanation. We detected that the students use their acquired classroom knowledge and metacognitive ability to improve their explanations, especially towards the epistemological orientation. During a task resolution the students proficiency about osmosis and the metacognitive ability were closely associated to their handled theory- in-use. There are also evidences that both the attention towards the task and the reflexive processes can help to change the theory-in-use.
Assunto: Ciencias Experiencias
Educação
Osmose
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z
Data do documento: 18-Jun-2004
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