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http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Explicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface temperada: evidências de mudança de teoria-em-uso |
Autor(es): | Carmen Maria de Caro Martins |
Primeiro Orientador: | Oto Neri Borges |
Primeiro membro da banca : | Silvania Sousa Nascimento |
Segundo membro da banca: | Rosaria da Silva Justi |
Terceiro membro da banca: | Isabel Martins |
Quarto membro da banca: | Sylvia Frateschi Trivelatto |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho de doutorado uma discussão sobre como os estudantes do ensino médio usam o conhecimento de osmose para explicar porque a folha de alface murcha quando é temperada. Apresentamos evidências de que o estudante pode mobilizar um conhecimento principalmente escolar para elaborar suas explicações. Identificamos em nosso estudo a participação do conhecimento e da habilidade metacognitiva dos estudantes na qualidade das explicações que ele elabora, em especial, na orientação epistemológica das explicações. Associamos a proficiência em osmose e a habilidade metacognitiva com as teorias-em-uso que são mobilizadas durante a resolução de uma tarefa. Apresentamos evidências de que o foco de atenção na tarefa e os processos reflexivos podem contribuir na mudança de teoria-em-uso. |
Abstract: | We discuss how high school students use the knowledge they have about osmosis to explain why lettuce leaves shrivel after been salt spiced. Evidences suggest that students can handle their acquired classroom knowledge in order to elaborate the required explanation. We detected that the students use their acquired classroom knowledge and metacognitive ability to improve their explanations, especially towards the epistemological orientation. During a task resolution the students proficiency about osmosis and the metacognitive ability were closely associated to their handled theory- in-use. There are also evidences that both the attention towards the task and the reflexive processes can help to change the theory-in-use. |
Assunto: | Ciencias Experiencias Educação Osmose |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z |
Data do documento: | 18-Jun-2004 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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