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http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oto Neri Borges | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silvania Sousa Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosaria da Silva Justi | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Isabel Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Sylvia Frateschi Trivelatto | pt_BR |
dc.creator | Carmen Maria de Caro Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T19:15:23Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T19:15:23Z | - |
dc.date.issued | 2004-06-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z | - |
dc.description.abstract | We discuss how high school students use the knowledge they have about osmosis to explain why lettuce leaves shrivel after been salt spiced. Evidences suggest that students can handle their acquired classroom knowledge in order to elaborate the required explanation. We detected that the students use their acquired classroom knowledge and metacognitive ability to improve their explanations, especially towards the epistemological orientation. During a task resolution the students proficiency about osmosis and the metacognitive ability were closely associated to their handled theory- in-use. There are also evidences that both the attention towards the task and the reflexive processes can help to change the theory-in-use. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos neste trabalho de doutorado uma discussão sobre como os estudantes do ensino médio usam o conhecimento de osmose para explicar porque a folha de alface murcha quando é temperada. Apresentamos evidências de que o estudante pode mobilizar um conhecimento principalmente escolar para elaborar suas explicações. Identificamos em nosso estudo a participação do conhecimento e da habilidade metacognitiva dos estudantes na qualidade das explicações que ele elabora, em especial, na orientação epistemológica das explicações. Associamos a proficiência em osmose e a habilidade metacognitiva com as teorias-em-uso que são mobilizadas durante a resolução de uma tarefa. Apresentamos evidências de que o foco de atenção na tarefa e os processos reflexivos podem contribuir na mudança de teoria-em-uso. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Teorias em uso | pt_BR |
dc.subject | Osmose | pt_BR |
dc.subject.other | Ciencias Experiencias | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Osmose | pt_BR |
dc.title | Explicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface temperada: evidências de mudança de teoria-em-uso | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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