Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oto Neri Borgespt_BR
dc.contributor.referee1Silvania Sousa Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Rosaria da Silva Justipt_BR
dc.contributor.referee3Isabel Martinspt_BR
dc.contributor.referee4Sylvia Frateschi Trivelattopt_BR
dc.creatorCarmen Maria de Caro Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T19:15:23Z-
dc.date.available2019-08-13T19:15:23Z-
dc.date.issued2004-06-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EJRA-67AP2Z-
dc.description.abstractWe discuss how high school students use the knowledge they have about osmosis to explain why lettuce leaves shrivel after been salt spiced. Evidences suggest that students can handle their acquired classroom knowledge in order to elaborate the required explanation. We detected that the students use their acquired classroom knowledge and metacognitive ability to improve their explanations, especially towards the epistemological orientation. During a task resolution the students proficiency about osmosis and the metacognitive ability were closely associated to their handled theory- in-use. There are also evidences that both the attention towards the task and the reflexive processes can help to change the theory-in-use.pt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho de doutorado uma discussão sobre como os estudantes do ensino médio usam o conhecimento de osmose para explicar porque a folha de alface murcha quando é temperada. Apresentamos evidências de que o estudante pode mobilizar um conhecimento principalmente escolar para elaborar suas explicações. Identificamos em nosso estudo a participação do conhecimento e da habilidade metacognitiva dos estudantes na qualidade das explicações que ele elabora, em especial, na orientação epistemológica das explicações. Associamos a proficiência em osmose e a habilidade metacognitiva com as teorias-em-uso que são mobilizadas durante a resolução de uma tarefa. Apresentamos evidências de que o foco de atenção na tarefa e os processos reflexivos podem contribuir na mudança de teoria-em-uso.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTeorias em usopt_BR
dc.subjectOsmosept_BR
dc.subject.otherCiencias Experienciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherOsmosept_BR
dc.titleExplicações de estudantes do ensino médio sobre o murchar de uma folha de alface temperada: evidências de mudança de teoria-em-usopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese__.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.