Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-6L8PRD
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Educação ambiental e emprego de equipamentos economizadores na redução do consumo de água em residências de famílias de baixa renda em uma escola de ensino fundamental
Authors: Gisele Vidal Vimieiro
First Advisor: Valter Lucio de Padua
First Referee: Leo Heller
Second Referee: Marcia Maria L Pinto Coelho
Third Referee: Lúcia Helena de Oliveira
Abstract: O objetivo desse trabalho é avaliar o emprego da educação ambiental e da instalação de equipamentos sanitários economizadores na redução do consumo de água em domicílios de famílias de baixa renda e na escola de ensino fundamental do bairro Capitão Eduardo, periferia de Belo Horizonte. Pretendeu-se ainda gerar resultados que pudessem dar subsídios à avaliação da viabilidade de implantação de políticas públicas de financiamento para famílias de baixa renda e escolas públicas para a aquisição de equipamentos economizadores de água. Na primeira etapa, foram instaladas 14 torneiras de fechamento automático, 9 válvulas de ciclo variável com regulagem de vazão , 13 reguladores de vazão para torneiras e 1 caixa de descarga de embutir nas instalações sanitárias de 37 residências de famílias que apresentavam renda mensal de até três salários mínimos. O consumo de água de cada residência foi levantado 18 meses antes e 7 meses após a instalação dos equipamentos economizadores. Numa segunda etapa, foi realizado um trabalho de educação ambiental direcionado às crianças da 3a à 5a séries da E. M. Governador Ozanan Coelho, através de dois ciclos de palestras. Posteriormente, foram instaladas 11 torneiras de fechamento automático e 11 válvulas de ciclo variável com regulagem de vazão nas instalações sanitárias da escola destinadas aos alunos, aos professores e aos funcionários de serviços gerais. O consumo de água na escola foi levantado 2 meses antes e 2 meses após o início do 1o ciclo de palestras e 4 meses após a instalação dos equipamentos. Através dos dados obtidos, foram comparados os consumos de água antes e depois da instalação dos equipamentos e das atividades de educação ambiental, nas residências e na escola. Verificou-se que nas residências houve uma economia de 220m3 de água de jul/04 a jan/05 (em média 0,9m3 mensais/residência), correspondendo a uma redução de 7,5% e na escola, uma economia de 240m3 de ago/04 a nov/04 (em média 60m3/mês), correspondendo a uma redução de 16%. A educação ambiental não trouxe economia no consumo de água da escola. No entanto, em 43 das 61 residências de crianças que vivenciaram o trabalho houve redução média de consumo de 23% de mai/04 a jun/04.
Abstract: The objective of this work is to evaluate the effects of both environmental educational activities and the use of water-saving sanitary equipments in the reduction of water consumption within residences of families with low SES (socio-economic status) and in one school in the neighborhood of Capitão Eduardo localized in the periphery of Belo Horizonte. Additionally, this work intended to generate results to support the viability of the realization of public services meant to financially support both low SES families and public schools in the acquisition of water-saving equipments. At first, 14 automatic faucets, 9 toilet valves with adjustable water outlet, 13 water outlet lever for faucets and 1 embedded toilet tank were installed in 37 residences of families with monthly income lower than three minimal salaries. The water consumption of each residence was tracked back 18 months before as well as 7 months after the installation of the water-saving equipments. At a second moment, anenvironmental educational activity was realized with children of 3ª e 5ª series of the municipal school Governador Ozanan Coelho. This activity consisted of two cycles of talks. Afterwards, 11 automatic faucets and 11 toilet valves with adjustable water outlet were installed in the WC utilized by the students and the staff (including the teachers) of the school. The water consumption of the school was tracked back 2 month before and 2 months after the beginning of the talk cycles, and 4 months after the installation of the water-saving equipments. After data collection, the water consumption of the residences and of the school, before and after the installation of the equipments and the environmental educational activity was compared. It has been shown that the residences saved 220m3 of water from JUL/2004 through JAN/2005 (a mean of 0,9m3 monthly per residence). This corresponded to a reduction of 7,5 % in the water consumption. The school presented saving of 240m3 of water from AUG/2004 through NOV/2004 (a mean of 60m3 per month). This corresponded to a reduction of 16 % in the water consumption. The environmental educational activity has not shown any effect in the economy of water within the school. However, 43 out of 61 residences of children who participated in these activities have shown a mean reduction of 23% from MAY/2004 through JUN/2004.
Subject: Educação ambiental
Meio ambiente
Recursos hídricos Desenvolvimento
Engenharia sanitária
Água Consumo
Saneamento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ENGD-6L8PRD
Issue Date: 29-Apr-2005
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gisele_vidal_vimieiro.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.