Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | A construção (re)construção do trabalho pedagógico de uma escola fundamental: um estudo de caso |
Authors: | Renata Nunes Vasconcelos |
First Advisor: | Leila de Alvarenga Mafra |
First Referee: | Sônia Teresinha de Sousa Penin |
Second Referee: | Daisy Freire Garcia |
Abstract: | A temática fracasso escolar se faz presente na realidade educacional brasileira há várias décadas, mas somente a partir dos anos setenta, os estudos e pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem tornaram-se mais recorrentes, sobretudo nas escolas públicas de ensino fundamental. A partir de então, se ampliam as explicações, a natureza das ideias nesse campo temático, e são constituídas diferentes abordagens teórico-metodológicas sobre o assunto.(PATTO, 1991:9) Nesses estudos, as análises organicistas, a teoria do déficit sóciocultural e a origem familiar do aluno, eram frequentemente utilizados para fundamentar as explicações e as certezas mais cientificas sobre o fracasso escolar e sobre os problemas dele advindo para as crianças das camadas populares na escola. A perspectiva defendida nesse estudo é a de tentar olhar para o professor como alguém que participa ativamente na construção histórica de trajetória de uma escola e do trabalho docente no seu interior. Caberia portanto indagar, quem é esse profesor, o que pensa sobre o seu trabalho, como a sua história profissional é construída na escola, quais os embates presentes nessa teajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o seu trabalho, como a sua história profisssional é construída na escola, quais os embates presentes nessa trajetória, e como a constituição coletiva de outras formas de trabalho promove também a formação do professor, agora em serviço.esse professor despontaria assim, como um profissional que analisa e reflete sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho coletivo da escola e na escola. |
Subject: | Educação Professores Brasil Formação Avaliação escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-849NT3 |
Issue Date: | 29-May-1998 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_constru__o__re_constru__o_do_trabalho_pedag_gico_de_uma_escola_fundamen.pdf | 18.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.