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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho
Autor(es): Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
primer Tutor: Leila de Alvarenga Mafra
primer miembro del tribunal : Ilma Passos Alencastro Veiga
Segundo miembro del tribunal: Sônia Teresinha de Sousa Penin
Tercer miembro del tribunal: Magdah Becker Soares
Cuarto miembro del tribunal: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Resumen: Esta tese tem por objeto de estudo os processos de avaliação escolar concebidos e implementados pelo professor em sua prática pedagógica.Considerando-se que o ato de avaliar envolve o processo de reflexão dos educadores sobre a sua própria ação prática, procurou-se explicitar as concepções predominantes de avaliação em seu processo de construção e desvelar os seus sentidos e significados.Identificou-se, para isso, as relações pedagógicas de heteroestruturação e de interestruturação de conhecimento como duas posturas epistemológicas centrais para a contrução desses sentidos e significados. O locus da pesquisa foi a rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no momento de implantação do projeto político-pedagógico "Escola Plural".Este projeto, na perspectiva de renovação pedagógica, propunha "alterar radicalmente" a organização do trabalho escolar e "romper" com os processos de ensino e avaliação tradicionais, introduzindo uma nova prática em que todos avaliam e são avaliados.A abordagem meodológica caracterizou-se pela etnometodologia e optou-se, então, pela observação participante em grupos de discussão sobre a nova proposta como procedimento central de coleta de dados, procurando investigar as amplas e diversas relações pedagógicas que fazem parte do dia-a-dia do professor no trabalho docente. Esses dados permitiram discurtir as possibilidades de construção de uma nova concepção de avaliação no confronto entre as concepções já estabelecidads e os seu desejos de mudança.A conclusão do trabalho ressalta a importãncia da abordagem de interestruturação do conhecimento para a construção dos processos de avaliação escolar. Situa, ainda a pertinência dessa abordagem nas discussão autais do paradigma da pós-modernidade e, consequentemente, dos princípios da avaliação escolar propostos pela Escola Plural.
Asunto: Escola plural
Avaliação escolar
Professores Formação  
Ensino de primeiro grau  Belo Horizonte (MG)  
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q
Fecha del documento: 30-oct-1998
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