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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Leila de Alvarenga Mafra | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ilma Passos Alencastro Veiga | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sônia Teresinha de Sousa Penin | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Magdah Becker Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Maria de Lourdes Rocha de Lima | pt_BR |
dc.creator | Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T22:29:55Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T22:29:55Z | - |
dc.date.issued | 1998-10-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q | - |
dc.description.resumo | Esta tese tem por objeto de estudo os processos de avaliação escolar concebidos e implementados pelo professor em sua prática pedagógica.Considerando-se que o ato de avaliar envolve o processo de reflexão dos educadores sobre a sua própria ação prática, procurou-se explicitar as concepções predominantes de avaliação em seu processo de construção e desvelar os seus sentidos e significados.Identificou-se, para isso, as relações pedagógicas de heteroestruturação e de interestruturação de conhecimento como duas posturas epistemológicas centrais para a contrução desses sentidos e significados. O locus da pesquisa foi a rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no momento de implantação do projeto político-pedagógico "Escola Plural".Este projeto, na perspectiva de renovação pedagógica, propunha "alterar radicalmente" a organização do trabalho escolar e "romper" com os processos de ensino e avaliação tradicionais, introduzindo uma nova prática em que todos avaliam e são avaliados.A abordagem meodológica caracterizou-se pela etnometodologia e optou-se, então, pela observação participante em grupos de discussão sobre a nova proposta como procedimento central de coleta de dados, procurando investigar as amplas e diversas relações pedagógicas que fazem parte do dia-a-dia do professor no trabalho docente. Esses dados permitiram discurtir as possibilidades de construção de uma nova concepção de avaliação no confronto entre as concepções já estabelecidads e os seu desejos de mudança.A conclusão do trabalho ressalta a importãncia da abordagem de interestruturação do conhecimento para a construção dos processos de avaliação escolar. Situa, ainda a pertinência dessa abordagem nas discussão autais do paradigma da pós-modernidade e, consequentemente, dos princípios da avaliação escolar propostos pela Escola Plural. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Escola plural | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Professores Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de primeiro grau Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | A avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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