Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q
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dc.contributor.advisor1Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee1Ilma Passos Alencastro Veigapt_BR
dc.contributor.referee2Sônia Teresinha de Sousa Peninpt_BR
dc.contributor.referee3Magdah Becker Soarespt_BR
dc.contributor.referee4Maria de Lourdes Rocha de Limapt_BR
dc.creatorAngela Imaculada Loureiro de Freitas Dalbenpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T22:29:55Z-
dc.date.available2019-08-11T22:29:55Z-
dc.date.issued1998-10-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q-
dc.description.resumoEsta tese tem por objeto de estudo os processos de avaliação escolar concebidos e implementados pelo professor em sua prática pedagógica.Considerando-se que o ato de avaliar envolve o processo de reflexão dos educadores sobre a sua própria ação prática, procurou-se explicitar as concepções predominantes de avaliação em seu processo de construção e desvelar os seus sentidos e significados.Identificou-se, para isso, as relações pedagógicas de heteroestruturação e de interestruturação de conhecimento como duas posturas epistemológicas centrais para a contrução desses sentidos e significados. O locus da pesquisa foi a rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no momento de implantação do projeto político-pedagógico "Escola Plural".Este projeto, na perspectiva de renovação pedagógica, propunha "alterar radicalmente" a organização do trabalho escolar e "romper" com os processos de ensino e avaliação tradicionais, introduzindo uma nova prática em que todos avaliam e são avaliados.A abordagem meodológica caracterizou-se pela etnometodologia e optou-se, então, pela observação participante em grupos de discussão sobre a nova proposta como procedimento central de coleta de dados, procurando investigar as amplas e diversas relações pedagógicas que fazem parte do dia-a-dia do professor no trabalho docente. Esses dados permitiram discurtir as possibilidades de construção de uma nova concepção de avaliação no confronto entre as concepções já estabelecidads e os seu desejos de mudança.A conclusão do trabalho ressalta a importãncia da abordagem de interestruturação do conhecimento para a construção dos processos de avaliação escolar. Situa, ainda a pertinência dessa abordagem nas discussão autais do paradigma da pós-modernidade e, consequentemente, dos princípios da avaliação escolar propostos pela Escola Plural.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subject.otherEscola pluralpt_BR
dc.subject.otherAvaliação escolarpt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação  pt_BR
dc.subject.otherEnsino de primeiro grau  Belo Horizonte (MG)  pt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.titleA avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalhopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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