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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho |
Autor(es): | Angela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben |
Primeiro Orientador: | Leila de Alvarenga Mafra |
Primeiro membro da banca : | Ilma Passos Alencastro Veiga |
Segundo membro da banca: | Sônia Teresinha de Sousa Penin |
Terceiro membro da banca: | Magdah Becker Soares |
Quarto membro da banca: | Maria de Lourdes Rocha de Lima |
Resumo: | Esta tese tem por objeto de estudo os processos de avaliação escolar concebidos e implementados pelo professor em sua prática pedagógica.Considerando-se que o ato de avaliar envolve o processo de reflexão dos educadores sobre a sua própria ação prática, procurou-se explicitar as concepções predominantes de avaliação em seu processo de construção e desvelar os seus sentidos e significados.Identificou-se, para isso, as relações pedagógicas de heteroestruturação e de interestruturação de conhecimento como duas posturas epistemológicas centrais para a contrução desses sentidos e significados. O locus da pesquisa foi a rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, no momento de implantação do projeto político-pedagógico "Escola Plural".Este projeto, na perspectiva de renovação pedagógica, propunha "alterar radicalmente" a organização do trabalho escolar e "romper" com os processos de ensino e avaliação tradicionais, introduzindo uma nova prática em que todos avaliam e são avaliados.A abordagem meodológica caracterizou-se pela etnometodologia e optou-se, então, pela observação participante em grupos de discussão sobre a nova proposta como procedimento central de coleta de dados, procurando investigar as amplas e diversas relações pedagógicas que fazem parte do dia-a-dia do professor no trabalho docente. Esses dados permitiram discurtir as possibilidades de construção de uma nova concepção de avaliação no confronto entre as concepções já estabelecidads e os seu desejos de mudança.A conclusão do trabalho ressalta a importãncia da abordagem de interestruturação do conhecimento para a construção dos processos de avaliação escolar. Situa, ainda a pertinência dessa abordagem nas discussão autais do paradigma da pós-modernidade e, consequentemente, dos princípios da avaliação escolar propostos pela Escola Plural. |
Assunto: | Escola plural Avaliação escolar Professores Formação Ensino de primeiro grau Belo Horizonte (MG) Educação e Estado |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SJ7Q |
Data do documento: | 30-Out-1998 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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