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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
Autor(es): | Macae Maria Evaristo dos Santos |
Primeiro Orientador: | Ana Maria Rabelo Gomes |
Primeiro membro da banca : | Lucia Helena Alvarez Leite |
Segundo membro da banca: | Luciola Licinio de C P Santos |
Resumo: | O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena. |
Assunto: | Educação |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2 |
Data do documento: | 25-Set-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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