Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.referee2Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.creatorMacae Maria Evaristo dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T04:01:02Z-
dc.date.available2019-08-12T04:01:02Z-
dc.date.issued2006-09-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2-
dc.description.resumoO estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas Xacriabápt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titlePráticas instituintes de gestão das escolas Xacriabápt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000616.pdf5.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.