Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Práticas instituintes de gestão das escolas Xacriabá |
Authors: | Macae Maria Evaristo dos Santos |
First Advisor: | Ana Maria Rabelo Gomes |
First Referee: | Lucia Helena Alvarez Leite |
Second Referee: | Luciola Licinio de C P Santos |
Abstract: | O estudo aqui apresentado busca compreender as práticas instiuintes de gestão das escolas Xacriabá, dentro do atual contexto político-institucional de implantação da educação escolar indígena específica e diferenciada. Realizou-se um pesquisa de orientação etnográfica, a partir da observação e de entrevistas com diretores (as), profissionais da educação, lideranças indígenas que participam da gestão das escolas. Fez-se necessária a construção de uma análise histórica para compreender as formas com que os Xacriabá atuaram e atuam politicamente em defesa da constituição de uma rede de escolas públicas em seu território. Tratou-se de identificar os atores que participam desta gestão e de descrever e analisar como vem se dando os processos de escolha dos professores, de instituição de procedimentos e rotinas administrativas e de mediação das relações internas e externas. Entende-se, que com estas práticas, os Xacriabá, através das suas várias instituições, constroem estratégias diversas e neste movimento vêm colocando em prática uma política cultural, que contesta e dá novos significados à escola, incidindo na construção de uma cultura política alternativa para a educação escolar indígena. |
Subject: | Educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TPT2 |
Issue Date: | 25-Sep-2006 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000616.pdf | 5.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.