Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHJF
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Corpo e movimento no cotidiano de uma escola "plural": um estudo de caso |
Authors: | Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni |
First Advisor: | Maria Alice de Lima Gomes Nogueira |
First Referee: | Anna Maria Salgueiro Caldeira |
Second Referee: | Eustaquia Salvadora de Sousa |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo central investigar como se constroem e se manifestam, no cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental, as relações entre um projeto político-pedagógico considerado inovador o Programa Escola Plural, implantado na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte a partir de 1995 e as práticas corporais que acontecem tanto nas aulas de Educação Física quanto em outros tempos/espaços. Foi escolhido para a pesquisa um estabelecimento escolar que apresenta forte adesão aos princípios e diretrizes da Escola Plural. A coleta de dados envolveu observação do cotidiano da escola (aulas de Educação Física, projetos, reuniões pedagógicas, entradas e saídas de turno e períodos de recreio), entrevistas (com professores, alunos e um membro da comunidade) e análise de documentos (em especial as publicações do Programa Escola Plural). Verificou-se, na escola pesquisada, uma significativa liberdade de movimentação corporal por parte dos alunos nos diferentes espaços de aprendizagem e a ausência de estratégias rígidas de controle do corpo. A escola também apresenta expressiva abertura às dimensões estética e corporal do conhecimento, incorporando ao currículo formal práticas e saberes que costumavam ocupar tempos marginais, revelando consonância com o Programa Escola Plural. Verificou-se, ainda, que a Educação Física, em sua concepção disciplinar, permanece, em certa medida, refratária aos princípios e diretrizes do Programa. |
Abstract: | This study aims investigating the construction and manifestation of the relationships between a political-pedagogical project considered innovative the Escola Plural Program, implemented at the Municipal Education Network of the city of Belo Horizonte since 1995 and the corporeal practices which happen in the Physical Education classes as well as in other times/ spaces, in the routine of a fundamental school. For this study, a school which presents strong compliance with the principles and guidelines of the Program was chosen. The collection of data involved observation of the schools daily routine (Physical Education practices, projects, pedagogical meetings, the arriving an leaving of the students, as well as recreations breaks between lessons); interviews (with teachers, students and a member of the community) and analysis of documents (especially publications on the Escola Plural Program). What could be verified at the school under research was a greater freedom of corporeal movement by the students in a different learning spaces and a lack of strict strategies of body control. The school also presents a significant opening to esthetical and corporeal dimensions of knowledge, incorporating practices which used to occupy marginal times to the formal curriculum, revealing consonance with the Escola Plural Program. It could also be verified that Physical Education, in this conception as a subject, remains, to a certain extent, resistant of the principles and guidelines of the Program. |
Subject: | Escola plural Inovações pedagogicas Movimento Educação Corporalidade (Educação) Educação fisica Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85YHJF |
Issue Date: | 22-Jan-2003 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000437.pdf | 852.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.