Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Ensinar: do mal-entendido ao inesperado da transmissão
Autor(es): Joao Batista de Mendonca Filho
Primeiro Orientador: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Primeiro membro da banca : Cynthia Greive Veiga
Segundo membro da banca: Celio Garcia
Resumo: Este trabalho sobre a transmissão é uma tentativa de dizer das possibilidades de pensar o acontecimento da transmissão do conhecimento por meio de uma referência que tem sido pouco comum na Educação. Juntamente com outros trabalhos, este visa marcar que, pelo contraste com um campo habitado essencialmente pela diferença ao educar, é viável encontrar uma contribuição que possa apontar para a necessidade de serem inventadas novas estratégias que conduzam para além da repetição de uma única pergunta: como ensinar a ensinar? É por isso que esta dissertação se inicia pelos apontamentos não apenas no sentido de registrar as idéias que circulam sobre o acontecimento da transmissão, mas também no de dar uma direção que permita pensar as causas e os efeitos dessas idéias, indicando que existe toda uma obra na educação a ser executada, a partir do momento em que os educadores também levem às últimas conseqüências o bon mot do educar como profissão impossível.
Assunto: Psicanálise e educação
Educação
Psicologia educacional
Professores Formação  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZJSZ
Data do documento: 11-Out-1996
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000257.pdf517.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.