Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QMF2
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das series iniciais do primeiro grau
Autor(es): Terezinha Maria Cardoso
Primeiro Orientador: Leila de Alvarenga Mafra
Primeiro membro da banca : Magda Maria Bello de Almeida Neves
Segundo membro da banca: Leda Scheibe
Resumo: Este estudo tem como objetivo o exame do potencial educativo da organização do trabalho escolar no trabalho do professor das séries iniciais. Para tanto, foi selecionada uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, em que realizou-se o estudo das práticas cotidianas e das relações sociais que os atores estabelecem entre si, com os meios de trabalho e com a estrutura hierárquica da organização escolar. A metodologia de pesquisa teve caráter etnográfico, utilizando-se de instrumentos tais como observação participativa com registros descritivos.Entrevistas semi estruturadas e semi-diretivas, bem como análise de documentos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que o primeiro é de caráter teórico; nos dois seguintes anali-se a escola, os sujeitos e as relações efetivas no seu interior, dando êfase à ação da OTE sobre o trabalho do professor;o quarto se preocupa com as questões de gênero, a relação com a OTE e a consequência na formação/atuação da professora. Conclui-se que a OTE modificando sua configuração.Entretanto para que a ação da professora seja eficaz é necessário que ela seja fruto de uma reflexão coletiva.
Assunto: Educação
Professores de ensino de primeiro grau Formação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QMF2
Data do documento: 29-Mai-1991
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000156.pdf30.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.