Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QMF2
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee1Magda Maria Bello de Almeida Nevespt_BR
dc.contributor.referee2Leda Scheibept_BR
dc.creatorTerezinha Maria Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T14:49:11Z-
dc.date.available2019-08-10T14:49:11Z-
dc.date.issued1991-05-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QMF2-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo o exame do potencial educativo da organização do trabalho escolar no trabalho do professor das séries iniciais. Para tanto, foi selecionada uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, em que realizou-se o estudo das práticas cotidianas e das relações sociais que os atores estabelecem entre si, com os meios de trabalho e com a estrutura hierárquica da organização escolar. A metodologia de pesquisa teve caráter etnográfico, utilizando-se de instrumentos tais como observação participativa com registros descritivos.Entrevistas semi estruturadas e semi-diretivas, bem como análise de documentos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que o primeiro é de caráter teórico; nos dois seguintes anali-se a escola, os sujeitos e as relações efetivas no seu interior, dando êfase à ação da OTE sobre o trabalho do professor;o quarto se preocupa com as questões de gênero, a relação com a OTE e a consequência na formação/atuação da professora. Conclui-se que a OTE modificando sua configuração.Entretanto para que a ação da professora seja eficaz é necessário que ela seja fruto de uma reflexão coletiva.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPotencial educativopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho escolarpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino de primeiro grau Formaçãopt_BR
dc.titleO potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das series iniciais do primeiro graupt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000156.pdf30.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.