Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QMF2
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das series iniciais do primeiro grau
Authors: Terezinha Maria Cardoso
First Advisor: Leila de Alvarenga Mafra
First Referee: Magda Maria Bello de Almeida Neves
Second Referee: Leda Scheibe
Abstract: Este estudo tem como objetivo o exame do potencial educativo da organização do trabalho escolar no trabalho do professor das séries iniciais. Para tanto, foi selecionada uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, em que realizou-se o estudo das práticas cotidianas e das relações sociais que os atores estabelecem entre si, com os meios de trabalho e com a estrutura hierárquica da organização escolar. A metodologia de pesquisa teve caráter etnográfico, utilizando-se de instrumentos tais como observação participativa com registros descritivos.Entrevistas semi estruturadas e semi-diretivas, bem como análise de documentos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que o primeiro é de caráter teórico; nos dois seguintes anali-se a escola, os sujeitos e as relações efetivas no seu interior, dando êfase à ação da OTE sobre o trabalho do professor;o quarto se preocupa com as questões de gênero, a relação com a OTE e a consequência na formação/atuação da professora. Conclui-se que a OTE modificando sua configuração.Entretanto para que a ação da professora seja eficaz é necessário que ela seja fruto de uma reflexão coletiva.
Subject: Educação
Professores de ensino de primeiro grau Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86QMF2
Issue Date: 29-May-1991
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1000000156.pdf30.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.